“DAS CIDADES SE DEVERIA TOMBAR A ATMOSFERA”: UM OLHAR SOBRE O COMPLEXO CULTURAL DA MARINHA E A ECONOMIA CRIATIVA NO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Lucia Santa Cruz Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Lorena Fraga Costa Moulin Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v1i1.2670

Palavras-chave:

Economia Criativa, Patrimônio Cultural, Complexo Cultural da Marinha, Corredor Cultural, Memória Coletiva

Resumo

Este artigo objetiva identificar como o Complexo Cultural da Marinha, no Centro do Rio de Janeiro, estimula o desenvolvimento da Economia Criativa carioca. Utilizou-se coleta de dados por pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e uma entrevista em profundidade, semi-aberta, com roteiro feito a partir de questões semi-estruturadas. Realizou-se ainda análise de conteúdo, resultando em três abordagens categorizadas. Analisou-se o cenário de reestruturação da região do entorno do Complexo desde a criação do Corredor Cultural; a participação dos militares na economia criativa e a interação da Força Armada com a sociedade civil por meio de equipamentos culturais. Concluiu-se que o Complexo auxilia na manutenção de cidadãos naquela região, por meio de seus equipamentos culturais. Observou-se ainda que o Complexo Cultural da Marinha preserva, valoriza e difunde o patrimônio histórico tanto da Força Armada quanto do Brasil, estímulo esse fornecido à Economia Criativa na cidade carioca, e, por consequência, ao desenvolvimento da região.

Biografia do Autor

Lucia Santa Cruz, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/Brasil). Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (Rio de Janeiro/Brasil). E-mail: lucia.santacruz@espm.br

Lorena Fraga Costa Moulin, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Mestra em Gestão da Economia Criativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (Rio de Janeiro/Brasil). Assessora de Comunicação na Marinha do Brasil (Rio de Janeiro/Brasil). E-mail: lorenafragacosta@gmail.com

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Publicado

2021-07-01