A BALLROOM EM BEYONCÉ E BEYONCÉ NA BALLROOM: RENAISSANCE E A REFLEXIVIDADE ENTRE CULTURA POP E BALLROOM

Authors

  • Samuel Rubens Universidade Federal de Minas Gerais
  • Pablo Moreno Fernandes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v4i1.3710

Keywords:

Cultura pop, Cultura Ballroom, Renaissance, Reflexividade, Gênero e sexualidade

Abstract

Beyoncé lançou, em 2022, Renaissance, seu sétimo álbum de estúdio, que tem como inspiração, entre outras referências, a Ballroom. Trata-se de um movimento de resistência LGBTQIAPN+ criado por mulheres trans e drag queens negras em Nova Iorque na década de 1970 e que hoje está presente em todo o mundo. Este artigo busca refletir sobre as dinâmicas de reflexividade entre a cultura pop e a Ballroom a partir do álbum Renaissance e as práticas em balls da cena de Belo Horizonte. Para isso, é apresentado uma Ball Show performada pelas pessoas da cena da cidade em um evento universitário promovido pelo DCE da UFMG em novembro de 2022. Fundamentamos em discussões sobre a cultura pop, gênero e sexualidade. Foi constatado que existe um movimento reflexivo entre a Ballroom e a cultura pop, mas que as pessoas que a compõem não usufruem dos privilégios da indústria do entretenimento.

Author Biographies

Samuel Rubens, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte/Brasil). E-mail: samuelrboliveira@gmail.com.

Pablo Moreno Fernandes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo/ECA-USP (São Paulo/Brasil). Professor Adjunto no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte/Brasil). E-mail: pablomoreno@gmail.com

Published

2024-10-18