A BALLROOM EM BEYONCÉ E BEYONCÉ NA BALLROOM: RENAISSANCE E A REFLEXIVIDADE ENTRE CULTURA POP E BALLROOM
DOI:
https://doi.org/10.25112/bcij.v4i1.3710Palabras clave:
Cultura pop, Cultura Ballroom, Renaissance, Reflexividade, Gênero e sexualidadeResumen
Beyoncé lançou, em 2022, Renaissance, seu sétimo álbum de estúdio, que tem como inspiração, entre outras referências, a Ballroom. Trata-se de um movimento de resistência LGBTQIAPN+ criado por mulheres trans e drag queens negras em Nova Iorque na década de 1970 e que hoje está presente em todo o mundo. Este artigo busca refletir sobre as dinâmicas de reflexividade entre a cultura pop e a Ballroom a partir do álbum Renaissance e as práticas em balls da cena de Belo Horizonte. Para isso, é apresentado uma Ball Show performada pelas pessoas da cena da cidade em um evento universitário promovido pelo DCE da UFMG em novembro de 2022. Fundamentamos em discussões sobre a cultura pop, gênero e sexualidade. Foi constatado que existe um movimento reflexivo entre a Ballroom e a cultura pop, mas que as pessoas que a compõem não usufruem dos privilégios da indústria do entretenimento.
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Derechos de autor 2024 Samuel Rubens, Pablo Moreno Fernandes
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