DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA

Autores

  • Clotildes Maria de Jesus Oliveira Cazé UFBA

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.594

Resumo

Este texto pretende contribuir para a discussão sobre Arte e Ciência observando a possibilidade de interfaces entre essas áreas que fazem parte do processo evolutivo da espécie humana e posicionar a dança como área de conhecimento nesses questionamentos. O interesse pelo tema surgiu a partir dos debates nas diferentes disciplinas do Mestrado em Dança sobre o tema Dança como ação cognitiva do corpo e a busca da atitude científica. Apresenta autores como Coelho e lanni, que apontam alguns posicionamentos sobre as possíveis interfaces e zonas de atrito entre Arte e Ciência.Autores como Katz e Vieira, que analisam a dança sob este novo prisma, baseados em estudos das Ciências Cognitivas, Teoria do Corpomídia, Teoria dos Sistemas, são observados no texto. Descreve ainda a concepção do Mestrado em Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia - UFBA, pioneiro na América Latina. A conclusão tenta demonstrar que é possível perceber dança como arte e ciência ao mesmo tempo.

Palavras-chave: Arte. Ciência. Dança.

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Publicado

2007-01-01

Como Citar

Cazé, C. M. de J. O. (2007). DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA. Revista Prâksis, 1, 25–30. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.594