DANÇA COMO AREA DE CONHECIMENTO: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.594Abstract
Este texto pretende contribuir para a discussão sobre Arte e Ciência observando a possibilidade de interfaces entre essas áreas que fazem parte do processo evolutivo da espécie humana e posicionar a dança como área de conhecimento nesses questionamentos. O interesse pelo tema surgiu a partir dos debates nas diferentes disciplinas do Mestrado em Dança sobre o tema Dança como ação cognitiva do corpo e a busca da atitude científica. Apresenta autores como Coelho e lanni, que apontam alguns posicionamentos sobre as possíveis interfaces e zonas de atrito entre Arte e Ciência.Autores como Katz e Vieira, que analisam a dança sob este novo prisma, baseados em estudos das Ciências Cognitivas, Teoria do Corpomídia, Teoria dos Sistemas, são observados no texto. Descreve ainda a concepção do Mestrado em Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia - UFBA, pioneiro na América Latina. A conclusão tenta demonstrar que é possível perceber dança como arte e ciência ao mesmo tempo.
Palavras-chave: Arte. Ciência. Dança.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.