EDUCAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO NOVA H (ERA) – IMPERATIVOS: EDUCAÇÃO UNIVERSAL ESPÍRITO FILOSÓFICO

Autores

  • Janice Jandrey dos Santos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.748

Resumo

O artigo a seguir apresenta algumas atividades aplicadas por ocasião do trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Arteterapia. Refere o panorama geral acerca de uma tal predicação “Indivíduo artista de si mesmo”, significado esse que exalta a Arteterapia como pano de fundo, ou talvez um viés sobressalente de positividades acrescidos junto ao sentido e conteúdo da Educação Tradicional. O terceiro milênio voluntariosamente impõe novo paradigma acerca das relações sociais frente à comunicação em geral. Para tal propósito e prática, elaborou-se um Projeto sobre os princípios de Arteterapia aliados a reflexões filosóficas. A Arteterapia foi trabalhada como a apreensão das potencialidades naturais do indivíduo promovendo bem-estar e elaborando sua própria expressão nas mais variadas formas - para tal fim, foram usados objetos das artes plásticas, literatura, filosofia, teatro, etc. Quanto aos princípios filosóficos (históricos e processos reflexivos), por questão de coerência, não poderiam deixar de representar a “pedra fundamental” de tal constructo. Contudo “Indivíduos resilientes” sob uma perspectiva “holística” – totalidade - representaria, por ora, a configuração maior objetivada para nominar o produto final projetado para este trabalho. Quanto ao Método, foi utilizada a abordagem Qualitativa e Método Dialético.

Palavras-chave: Educação universal. Hollon. Nova ordem. Resiliência.

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Publicado

2013-01-01

Como Citar

Santos, J. J. dos. (2013). EDUCAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO NOVA H (ERA) – IMPERATIVOS: EDUCAÇÃO UNIVERSAL ESPÍRITO FILOSÓFICO. Revista Prâksis, 1, 91–100. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.748