A ESCOLA CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL

Autores/as

  • Raquel Ehlert Universidade Feevale
  • Patrícia B. Scherer Bassani Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.747

Resumen

As escolas e as universidades constituem componentes essenciais à inclusão digital, uma vez que diversos protagonistas (professores, alunos, especialistas membros da comunidade) atuam em conjunto para o processo de construção de conhecimento. Porém, dados apontam que ainda existe um grande desafio para integrar a tecnologia da informação e comunicação (TIC) à educação. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o papel da escola e do professor no processo de inclusão/exclusão digital. O estudo apoia-se na revisão de literatura, tomando como base reflexiva os principais indicadores do Comitê Gestor da Internet Brasil (CGI-BR), como as pesquisas TIC Educação 2010, TIC Domicílios e Empresas 2010 e TIC Crianças 2010. Os resultados obtidos neste estudo revelaram o despreparo das escolas e dos professores frente à era digital. Embora existam incentivos do Governo quanto à inclusão digital, a falta de Internet e computador é citada pelos professores como um fator que impede a utilização desses recursos na prática escolar. Por outro lado, a inclusão digital somente pode ser efetivamente alcançada em longo prazo, quando, além da infraestrutura técnica necessária, políticas públicas e programas possibilitarem um processo contínuo de formação docente.

Palavras-chave: Inclusão digital. Inclusão social. Inclusão escolar. Cibercultura.

Publicado

2013-01-01

Cómo citar

Ehlert, R., & Bassani, P. B. S. (2013). A ESCOLA CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL. Revista Prâksis, 1, 83–90. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.747