QUAL O PAPEL DAS TICS NAS TAREFAS DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL?

Autores/as

  • Raquel Salcedo Gomes UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.746

Resumen

Este trabalho tem por objetivo retomar a discussão sobre as tarefas para a educação linguística no Brasil propostas por Bagno e Rangel (2005) sob a perspectiva da contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), investigando se há e quais são alguns dos projetos de pesquisa em andamento no país que conjugam as duas questões. Para tanto, optamos por investigar as páginas institucionais dos 19 cursos recomendados pela CAPES que oferecem mestrado e doutorado na área de Linguística. Encontramos 25 projetos de pesquisa relacionando a Ciência Linguística e as Tecnologias de Informação e Comunicação. Os dados indicam que o desenvolvimento das TICs acarretou uma complexidade das linguagens, que se ampliam e se hibridizam para gerar novos significados, enunciações e modos de expressão diversos, em um movimento redundante de complexificação das próprias tarefas concernentes à educação linguística no Brasil.

Palavras-chave: Tarefas da educação linguística. Letramentos. Linguagens. Tecnologias da informação e comunicação (TICs). Pesquisa em linguagem e tecnologia.

Publicado

2013-01-01

Cómo citar

Gomes, R. S. (2013). QUAL O PAPEL DAS TICS NAS TAREFAS DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL?. Revista Prâksis, 1, 73–82. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.746