PEDAGOGIAS DE GÊNERO NA MÍDIA: UM EXAME DAS PESQUISAS (2000-2010) SOBRE AS PUBLICAÇÕES NAS REVISTAS DO BRASIL

Autores/as

  • Denise Quaresma da Silva Universidade Feevale
  • Cristina Ennes da Silva Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.742

Resumen

Neste texto, apresentamos os resultados de um estudo bibliográfico sobre as produções científicas que analisam representações de gênero nas revistas, objetivando contribuir para o debate sobre as pedagogias de gênero que se articulam nessa mídia, identificando perspectivas, singularidades, alcances e limitações dos trabalhos realizados nessa área temática. Foram localizados e analisados artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado publicados/as ou defendidas no período 2000-2010 por autores/as do Brasil. Para a análise desses estudos, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (1979), elencando como categorias: perfil dos/das autores/as, tipos de revistas estudadas, temas explorados, referenciais teóricos assumidos e metodologias empregadas. As investigações examinadas confirmam a extensão desses estudos, o tema preocupa e ocupa majoritariamente mais às mulheres que aos homens e predomina o exame de revistas femininas.

Palavras-chave: Gênero. Revistas. Pedagogias de gênero. Masculinidades. Feminidades.

Publicado

2013-01-01

Cómo citar

Silva, D. Q. da, & Silva, C. E. da. (2013). PEDAGOGIAS DE GÊNERO NA MÍDIA: UM EXAME DAS PESQUISAS (2000-2010) SOBRE AS PUBLICAÇÕES NAS REVISTAS DO BRASIL. Revista Prâksis, 1, 35–44. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.742