A COMPLEXIDADE IMPLÍCITA NAS ATIVIDADES TEATRAIS ESCOLARES: UM POT-POURRI DE LINGUAGE NS

Autores/as

  • Maria Aparecida Santana Camargo UNICRUZ
  • Vaneza Cauduro Peranzoni UNICRUZ

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.741

Resumen

A interação do aluno com o complexo campo da arte e seu contato direto com ela é desafio para um Ensino de Arte contemporâneo e inclusivo. Como objetivo norteador do presente estudo, investigou-se a relevância das atividades teatrais no Ensino Fundamental. Nesse contexto, estudaram-se as ideias de complexidade de Edgar Morin, para elucidar o seguinte problema: qual a complexidade que está implícita nas atividades teatrais? A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Os resultados revelaram que as atividades teatrais desenvolvem a capacidade de planejar, analisar, refletir, criticar, produzir, atuar e agir em equipe. Atividades dessa natureza exercitam a complexidade e a interrelação de saberes e, com isso, possibilitam que o aluno descubra e desenvolva suas capacidades.

Palavras-chave: Cooperação. Diálogo. Interdisciplinaridade. Educação.

Publicado

2013-01-01

Cómo citar

Camargo, M. A. S., & Peranzoni, V. C. (2013). A COMPLEXIDADE IMPLÍCITA NAS ATIVIDADES TEATRAIS ESCOLARES: UM POT-POURRI DE LINGUAGE NS. Revista Prâksis, 1, 23–34. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.741