ADOLESCÊNCIA: CONSTRUINDO UMA IDENTIDADE

Autores/as

  • Ana Paula Rangel Universidade Feevale
  • Ronalisa Torman Universidade Feevale
  • Luciane Varisco Focesi Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.723

Resumen

O presente artigo surgiu da necessidade de compreender como se constitui a identidade dos sujeitos. Através do desejo de adquirir novos saberes e vislumbrar a influência que os grupos sociais possuem nessa formação, busca-se por referenciais teóricos psicopedagógicos e psicanalíticos acerca da importância que desempenham na adolescência. Apresentam-se recortes de um estudo de caso clínico, cujo paciente estava adolescendo, ou seja, estruturando sua identidade, buscando relações sociais fora do ambiente familiar e vivenciando experiências únicas. Honrando a ética necessária a todo trabalho psicopedagógico e visando ao sigilo da identidade do paciente, utilizou-se um nome fictício ao citá-lo. Dessa forma, sendo a adolescência uma fase crucial no desenvolvimento integral do sujeito, bem como de sua personalidade e identidade, volta-se o olhar sobre esse período, a fim de encontrar respostas para os questionamentos que surgiram ao longo dos atendimentos psicopedagógicos.

Palavras-chaves: Adolescência. Grupos. Identidade. Psicopedagogia.

Publicado

2012-01-01

Cómo citar

Rangel, A. P., Torman, R., & Focesi, L. V. (2012). ADOLESCÊNCIA: CONSTRUINDO UMA IDENTIDADE. Revista Prâksis, 1, 39–44. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.723