ADOLESCÊNCIA: CONSTRUINDO UMA IDENTIDADE
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.723Abstract
O presente artigo surgiu da necessidade de compreender como se constitui a identidade dos sujeitos. Através do desejo de adquirir novos saberes e vislumbrar a influência que os grupos sociais possuem nessa formação, busca-se por referenciais teóricos psicopedagógicos e psicanalíticos acerca da importância que desempenham na adolescência. Apresentam-se recortes de um estudo de caso clínico, cujo paciente estava adolescendo, ou seja, estruturando sua identidade, buscando relações sociais fora do ambiente familiar e vivenciando experiências únicas. Honrando a ética necessária a todo trabalho psicopedagógico e visando ao sigilo da identidade do paciente, utilizou-se um nome fictício ao citá-lo. Dessa forma, sendo a adolescência uma fase crucial no desenvolvimento integral do sujeito, bem como de sua personalidade e identidade, volta-se o olhar sobre esse período, a fim de encontrar respostas para os questionamentos que surgiram ao longo dos atendimentos psicopedagógicos.
Palavras-chaves: Adolescência. Grupos. Identidade. Psicopedagogia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.