NIETZSCHE E FOUCAULT COMO DANÇARINOS: A ARTE E O PERIGO DOS PROCESSOS DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.660Resumen
O presente estudo busca compor tessituras em nossas ações como pesquisadores e indicar alguns caminhos que foram possíveis trilhar ao produzir uma pesquisa que traz como proposta análises de discursos no campo da Educação. Problematiza o conceito de discurso em Michel Foucault e provoca o leitor a pensar sobre as estratégias de pesquisa que selecionamos ao compor nossas práticas investigativas. Resultado de uma caminhada de um Doutorado em Educação, o artigo busca expressar a perplexidade e a insegurança de não ter traçados firmes e demarcados no decorrer da pesquisa. Apesar de tal incerteza, são as dificuldades no caminho investigativo que tornam o fazer científico mais alegre, mais provocativo e mais próximo daquilo que Nietzsche nos convida a fazer: uma gaia ciência.
Palavras-chave: Educação. Processo de Pesquisa. Discurso. Friedrich Nietzsche. Michel Foucault.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.