CURRÍCULO E GÊNERO: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

Autores/as

  • Eliana Müller de Mello Universidade Feevale
  • Monica Pagel Eidelwein Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.618

Resumen

O currículo, na educação, caracteriza-se como um ponto fundamental, carregado de significados e silêncios, pois nele há o encontro de vários “conteúdos” e práticas dirigidas a uma determinada identidade. Isso se torna bastante complicado quando se leva em conta que o currículo abrange muito mais aprendizagens do que as que seus “conteúdos programáticos” ditam. Essas aprendizagens estão incorporadas nas diferentes linguagens que informam e constituem as práticas pedagógicas formais e informais que desenvolvemos cotidianamente e que já nem questionamos mais. Nesse sentido, este artigo objetiva refletir sobre o discurso homogeneizador da Escola, no qual a normalização das identidades de gênero tem um papel fundamental. Problematiza-se, também, a necessidade de uma maior aproximação das abordagens do discurso dos estudos culturais com o discurso da educação inclusiva, que aponta para a importância da valorização das diferenças individuais; ambas são questões fundamentais para a reflexão sobre a prática pedagógica nos diferentes espaços.

PALAVRAS-CHAVE: Currículo. Inclusão Social. Representação. Gênero.

Publicado

2007-08-01

Cómo citar

Mello, E. M. de, & Eidelwein, M. P. (2007). CURRÍCULO E GÊNERO: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Prâksis, 2, 101–106. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.618