O MUSEU E O FANTASMA: A CONTRIBUIÇÃO DA EXPRESSÃO SONORA E MUSICAL NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NOS ESPAÇOS MUSEAIS

Autores/as

  • Renata Duprat Universidade feevale
  • Denise Blanco Sant'Anna Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3472

Palabras clave:

Educação museal. Arte. Música. Sonoridades.

Resumen

Este artigo apresenta reflexões sobre o impacto da expressão sonora e musical no ensino/aprendizagem de crianças, considerando a mediação no ambiente museal. A pesquisa teve como objetivo, investigar como atividades lúdicas envolvendo o universo sonoro e musical, podem contribuir para a relação museu, criança e escola, principalmente no contexto de museus tradicionais. O projeto foi desenvolvido com alunos do 3º ano do ensino fundamental, da Escola EMEF Cecília Meireles, em visitação ao Museu de Arte Fundação Ernesto Frederico Scheffel, da cidade de Novo Hamburgo. O universo lúdico da música é um instrumento pedagógico que se alia a diversas áreas do conhecimento, com a possibilidade de transformar espaços de aprendizagem em locais mágicos e brincantes. Nesse sentido, propostas envolvendo a expressão sonora e musical, considerando a visitação em um museu tradicional, revelaram novas possibilidades de ações educativas, resultando um envolvimento significativo, censo de pertencimento e de identificação com o espaço visitado.

Biografía del autor/a

Renata Duprat, Universidade feevale

Graduanda em Artes pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). Email: renata-duprat@hotmail.com

Denise Blanco Sant'Anna, Universidade Feevale

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). Professora adjunta da Universidade Feevale, coordena o Programa Conexão Cultural e os projetos de Extensão Movimento Coral e Cultura (Novo Hamburgo/Brasil). Email: denise.bsantanna@gmail.com

Citas

ANICO, Marta. A pós-modernização da cultura: Patrimônio e museus na contemporaneidade. Porto Alegre: Horizontes Antropológicos, 2005. 16 p. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/dZzmm3jTWHsCWPndJTTc6ZS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 10 out. 2022.

BARBOSA, Ana Mae. Arte–Educação em um museu de arte. São Paulo, 1989, p. 8. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=BARBOSA%2C+Ana+Mae.+Arte%E2%80%93Educa%C3%A7%C3%A3o+em+um+museu+de+arte.+&btnG. Acesso em 13 de out. 2022.

BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão (Orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora Unesp, 2009. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=BARBOSA%2C+Ana+Mae%3B+COUTINHO%2C+Rejane+Galv%C3%A3o+%28Orgs.%29.+Arte%2Feduca%C3%A7%C3%A3o+como+media%C3%A7%C3%A3o+cultural+e+social.+&btnG. Acesso em 29 set. 2022.

BRITO, Teca Alencar. A música na educação infantil. São Paulo: Petrópolis, 2003.

CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte. VIEIRA, Mauro Luís. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Rio de Janeiro, 2007. 14 p. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4518/451844613011.pdf. Acesso em 02 nov. 2022.

GAINZA, V. HEMSY de. Estudos de psicopedagogia musical. São Paulo: Summus. 1988

FARIA, Márcia Nunes. A música, fator importante na aprendizagem. 2001

PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cezar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Rio Grande do Sul, 2013. 277 p. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/Ebook%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 03 ago. 2022.

SCHAFER, Raymond Murray. O ouvido pensante. Trad. Marisa Trench de Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

SERNAJOTO, A., & SCHRANCK, A. C. Música e contação de histórias no processo formativo da educação básica. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Paraná: Unoesc, 2017. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14264. Acesso em: 29 maio. 2023

VYGOTSKY, Lev. S. A formação social da mente. São Paulo, 1991. 90 p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3317710/mod_resource/content/2/A%20form acao%20social%20da%20mente.pdf. Acesso em 03 out. 2022

Publicado

2023-08-23

Cómo citar

Duprat, R., & Blanco Sant’Anna, D. (2023). O MUSEU E O FANTASMA: A CONTRIBUIÇÃO DA EXPRESSÃO SONORA E MUSICAL NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NOS ESPAÇOS MUSEAIS. Revista Prâksis, 2, 198–210. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3472