A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DIANTE DOS IMPACTOS DA COVID-19 E A LEGISLAÇÃO IMPLANTADA: INTERESSES CONTROVERSOS À REALIDADE BRASILEIRA?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2580

Palabras clave:

Educação, Covid-19, Legislação educacional, Desigualdade, Tecnologia

Resumen

O artigo tem como objetivo discutir os impactos que a educação brasileira vem sofrendo diante da pandemia da Covid-19 e busca problematizar a legislação educacional instituída durante a pandemia em relação à educação: a Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, a Resolução CNE Nº 02/2020 e a Portaria n.º 568 de 9 de outubro de 2020, almejando compreender se as legislações propostas, que vêm no sentido de “cumprimento dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Básica” podem contribuir com um processo educativo que visa à humanização. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica e análise de documento, cujo aporte teórico fundamenta-se no materialismo histórico-dialético. Como resultado preliminar, esses marcos legais, embora se apresentem como uma possibilidade de superação da problemática que envolve o processo educativo durante a pandemia, acabam, por um lado, contribuindo com a desigualdade educacional já existente e, por outro lado, parecem ignorar a realidade brasileira em relação aos recursos tecnológicos, à apropriação do conhecimento, à ciência e ao saber elaborado, que se encontra distante da maioria das escolas e estudantes, especialmente os filhos dos trabalhadores.

Biografía del autor/a

Maria Rosângela de Souza, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/Brasil). Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/Brasil). E-mail: mrsouzas@gmail.com

Sabrina Bragança, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria/Brasil). Professora Assistente na Universidade Federal do Maranhão (São Luís/Brasil). E-mail: sabrina.braganca@ufma.br

Clarice Zientarski, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Joaçaba/Brasil). Professora na Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/Brasil). E-mail: claricezientarski@yahoo.com

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Publicado

2021-09-01

Cómo citar

de Souza, M. R., Bragança, S., & Zientarski, C. (2021). A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DIANTE DOS IMPACTOS DA COVID-19 E A LEGISLAÇÃO IMPLANTADA: INTERESSES CONTROVERSOS À REALIDADE BRASILEIRA?. Revista Prâksis, 3, 139–156. https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2580