A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DIANTE DOS IMPACTOS DA COVID-19 E A LEGISLAÇÃO IMPLANTADA: INTERESSES CONTROVERSOS À REALIDADE BRASILEIRA?
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2580Palabras clave:
Educação, Covid-19, Legislação educacional, Desigualdade, TecnologiaResumen
O artigo tem como objetivo discutir os impactos que a educação brasileira vem sofrendo diante da pandemia da Covid-19 e busca problematizar a legislação educacional instituída durante a pandemia em relação à educação: a Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, a Resolução CNE Nº 02/2020 e a Portaria n.º 568 de 9 de outubro de 2020, almejando compreender se as legislações propostas, que vêm no sentido de “cumprimento dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Básica” podem contribuir com um processo educativo que visa à humanização. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica e análise de documento, cujo aporte teórico fundamenta-se no materialismo histórico-dialético. Como resultado preliminar, esses marcos legais, embora se apresentem como uma possibilidade de superação da problemática que envolve o processo educativo durante a pandemia, acabam, por um lado, contribuindo com a desigualdade educacional já existente e, por outro lado, parecem ignorar a realidade brasileira em relação aos recursos tecnológicos, à apropriação do conhecimento, à ciência e ao saber elaborado, que se encontra distante da maioria das escolas e estudantes, especialmente os filhos dos trabalhadores.
Citas
AFONSO, Almerindo Janela. Nem tudo o que conta em educação é mensurável ou comparável: crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação, n.13, p. 13-29, 2009.
ADRIÃO, Teresa; DOMICIANO, Cássia Alessandra. A educação pública e as corporações: avanços e contradições em uma década de ampliação de investimento no Brasil. Fineduca. Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2018.
AGÊNCIA BRASIL. Educação. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-01/enem-digital-tem-681-de-abstencao. Acesso em: 23 mar. 2021.
AGÊNCIA BRASIL. Saúde. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-08/brasil-registra-mais-de-100-mil-mortes-por-covid-19. Acesso: 07 set. 2020.
ANDRADE, Domitila. Ensino remoto por conta da pandemia traz muitos desafios à educação no Ceará. Jornal O Povo. Disponível em: https://mais.opovo.com.br/jornal/cidades/2020/05/11/ensino-remoto-por-conta-da-pandemia-traz-muitos-desafios-a-educacao-no-ceara.html. Acesso em: 23 março 2021.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1995.
______. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020.
BIANCHETTI, Roberto Gerardo. Modelo neoliberal e políticas educacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
BRASIL. Lei n.º 14.040, de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo n.º 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei n.º 11947, de 16 de junho de 2009. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14040.htm. Acesso em: 27 mar. 2021.
BRASIL. Portaria n.º 568, de 9 de outubro de 2020. Dispõe sobre o protocolo de biossegurança para realização das avaliações externas in loco no período da pandemia do novo coronavírus. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-568-9-de-outubro-de-2020-282432574. Acesso em: 17 mar. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 2, de 10 de dezembro de 2020. Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei n.º 14040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas pelos sistemas de ensino, instituições e rede escolares, públicas, privadas, comunitárias e confessionais, durante o estado de calamidade reconhecido pelo Decreto Legislativo n.º 6, de 20 de março de 2020. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2020, p. 52-55. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2020-pdf/167141-rcp002-20/file. Acesso em: 27 mar. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 6 jun. 2021.
BROOKE, Nigel. O futuro das políticas de responsabilização no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 128, p. 377-401, mai./ago. 2006.
CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES. Disponível em: https://www.cut.org.br/noticias/brasil-cresce-numero-de-pessoas-vivendo-em-pobreza-extrema-depois-do-golpe-30fd. Acesso: 07 set. 2020.
CORONAVÍRUS BRASIL. Painel Geral. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 15 mar. 2021.
HARVEY, David. Política anticapitalista em tempos de coronavírus. Blog Boitempo. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2020/03/24/david-harvey-politica-anticapitalista-em-tempos-de-coronavirus/. Acesso em: 08 set. 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/panorama. Acesso em: 15 mar. 2021.
______. Desemprego. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php. Acesso em: 15 mar. 2021.
JORNAL DA USP. Ciências. Inexistência de políticas educacionais deixa milhares de estudantes sem aula no Brasil. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/inexistencia-de-politicas-educacionais-deixa-milhares-de-estudantes-sem-aula-no-brasil/. Acesso em 15 mar. 2021.
MARX, Karl. Método da economia política. In: MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política. Tradução: Maria Helena Barreiro Alves. Lisboa: Editorial Estampa ltda., 1977. p. 228 - 241.
______. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2008.
______. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. Tradução Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução: Rubens Enderle, Nélio Shneider e Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.
______. O manifesto comunista. Tradução Álvaro Pina e Ivana Jinkings. São Paulo: Boitempo, 2010.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução: Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
______. O século XXI: Socialismo ou barbárie? 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2012.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2013.
ROSSI, Wagner. Capitalismo e educação: contribuição ao estudo crítico da economia da educação capitalista. 2. ed. São Paulo: Moraes ltda., 1980.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Edição comemorativa. Campinas, São Paulo. Autores Associados, 2008.
______. Educação brasileira – estrutura e sistema. 11. ed. Campinas, SP: Autores associados, 2012.
SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade & Sociedade, ANDES-SN, n. 67, p. 36 – 49, jan. 2021.
SOARES et al. Coronavírus, educação e luta de classes no Brasil. Brasil: Editora Terra Sem Amos, 2020.
THE WORDLD BANK. Where we work. Políticas educacionais na pandemia da covid-19: o que o Brasil pode aprender com o resto do mundo? Disponível em: https://www.worldbank.org/pt/country/brazil/publication/brazil-education-policy-covid-19-coronavirus-pandemic. Acesso em: 15 mar. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Prâksis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.