ENTRE MONÓLOGOS ASSÍNCRONOS E DIÁLOGOS SÍNCRONOS: ALGUMAS CENAS DE ESTÁGIO DOCENTE REMOTO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM 2020
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2555Palabras clave:
Ensino de História, Cultura escolar, Pandemia Covid-19Resumen
A partir da observação de cenas escolares via on-line e dos diálogos com estagiários e estagiárias da área de ensino de História e educação patrimonial da Faculdade de Educação da UFRGS, atuando em modalidade remota, relatamos desafios postos pela pandemia da Covid-19 em 2020 e apresentamos alternativas implantadas para permitir a continuidade do vínculo educacional. Situamos a cultura escolar em tempos de pandemia no centro de numerosas tensões e as examinamos a partir da conexão universidade e escola, que acontece quando dos estágios docentes obrigatórios para a formação de alunos e alunas na licenciatura. Tomamos a pandemia de Covid-19 na categoria da experiência e, portanto, não exatamente como algo que nos acontece, mas como o que fazemos com o que nos acontece e que aprendizados daí retiramos. Frente a um agravo de saúde de tal impacto no campo educacional são necessárias ações. A reflexão cuidadosa em torno do cotidiano das alternativas on-line fornece pistas para essas ações.
Citas
ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
ARROYO, Miguel G. Da escola carente à escola possível. São Paulo: Loyola, 1997.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I. Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2017. Edição Kindle.
BERARDI, Franco. Extremo: crônicas da psicodeflação. São Paulo: Ubu, 2020.
SEFFNER, Fernando. Cultura escolar e questões em gênero e sexualidade: o delicado equilíbrio entre cumprir, transgredir e resistir. Retratos da Escola, v. 14, p. 75-90, jan./abr. 2020. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1095. Acesso em: 22 mar. 2021.
WALSH, Catherine. Introducción. Lo pedagógico y lo decolonial: entretejiendo caminos. In: WALSH, Catherine (org.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito: Abya Yala, 2013, p. 23-68.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Prâksis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.