FORMAÇÃO CONTINUADA E ENSINO NA PÓS-MODERNIDADE: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2509Palabras clave:
Covid-19, TDICs, Ensino a distância, Formação ContinuadaResumen
A humanidade frequentemente passa por transições estruturais no modelo social e na economia. A difusão acelerada das informações caracteriza uma nova tendência globalizante e tecnológica, ressignificando as relações humanas e as formas de comunicação. Nesse cenário, mais um fato corroborou as dubiedades instaladas na sociedade pós-moderna: a pandemia da covid-19, que trouxe mudanças inevitáveis para os sistemas educacionais. Muitos profissionais professores se viram despreparados para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), ao mesmo tempo em que se evidencia uma parcela considerável de alunos sem acesso à internet e/ou recursos digitais para o desenvolvimento das atividades propostas. À vista disso, este estudo teórico objetivou refletir sobre a formação continuada como subsídio à práxis pedagógica considerando a realidade emergente do ensino a distância e/ou híbrido. Amparados em Antunes (2014), Bauman (1999), Freire (1996, 2001), Morin (2011, 2015), Nóvoa (2002, 2009, 2017) e Hall (2001), buscou-se provocar reflexões em torno dos desafios da pandemia às práticas educativas, que se alertou acerca de lacunas no sistema educacional brasileiro e que ainda persistem. Nesse sentido, advoga-se alinhar os benefícios práticos do uso das TDICs ao ensino não presencial, bem como harmonizar os avanços científicos ao bem-estar comum – para todo caso, permanece o compromisso com uma educação crítica, científica e conscientemente cidadã.
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