ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA E DE UMA PARTICULAR EM CAMPINA GRANDE/PB

Autores/as

  • Lígia Beatriz Carvalho de Almeida Universidade Federal de Campina Grande http://orcid.org/0000-0002-4640-2414
  • Iasmin Araújo Bandeira Mendes Universidade Federal de Campina Grande
  • Jamila Monteiro de Araújo Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2476

Palabras clave:

Ensino Remoto Emergencial, Educomunicação, Ensino Fundamental, Matemática, Paraíba

Resumen

Este artigo surge no contexto da pandemia de COVID-19, focalizando seu impacto na educação. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva, que analisou aulas on-line do ensino remoto emergencial de uma escola pública e de uma escola particular da cidade de Campina Grande/PB, através de observações de aula e entrevistas semiestruturadas. Trata-se, portanto, de um estudo comparativo, com foco nos aspectos metodológicos das aulas observadas, de forma a compreender as potencialidades e desafios encarados em cada realidade e até que ponto as perspectivas educomunicativas de interação e diálogo foram postas em prática. Fizeram parte desta pesquisa turmas de oitavo ano com seus respectivos professores de matemática e um gestor de cada instituição. Concluiu-se, através dos dados, que a escola particular se adaptou com facilidade ao contexto tecnológico no que diz respeito ao viés técnico, por outro lado, no que diz respeito à metodologia, o ensino on-line observado é pouco dialógico, com excesso de conteúdo e pouca interação dos alunos. Na escola pública, o maior desafio é a inclusão dos alunos nas plataformas digitais e a falta de assiduidade dos mesmos, o que torna mais lento o cumprimento dos conteúdos curriculares. A análise foi possível partindo de estudos de teóricos como Freire (1989), Soares (2011, 2019), Citelli (2019). A pesquisa permitiu perceber a pertinência da inclusão de profissionais de educomunicação nas equipes de planejamento e trabalho de escolas públicas e particulares de forma a contribuir para a superação dos desafios apontados.

Biografía del autor/a

Lígia Beatriz Carvalho de Almeida, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (São Paulo/Brasil). Professora na Universidade Federal de Campina Grande (Campina Grande/Brasil). E-mail: ligia.beatriz@professor.ufcg.edu.br

Iasmin Araújo Bandeira Mendes, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (Campina Grande/Brasil). E-mail: iasminabmendes@gmail.com

Jamila Monteiro de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Bacharel em Comunicação Social com linha de formação em educomunicação pela Universidade Federal de Campina Grande (Campina Grande/Brasil). E-mail: jamila.monteiro7@gmail.com

Citas

ALMEIDA, L. B. C. Projetos de intervenção em Educomunicação. Campina Grande: 2016. Disponível em: <http://docplayer.com.br/37588150-Projetos-de-intervencao-em-educomunicacao.html>. Acesso em: 27 jul. 2020.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

G1. Prefeitura de Campina Grande suspende aulas devido ao novo coronavírus. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2020/03/17/prefeitura-de-campina-grande-suspende-aulas-devido-ao-novo-coronavirus.ghtml>. Acesso em: 25 nov. 2020.

MARQUES DE MELO, José. Teoria da comunicação: paradigmas latinoamericanos. Petrópolis: Vozes, 1998.

PARAÍBA. Decreto 40.128/2020. mar. 2020. Disponível em: <https://leisestaduais.com.br/pb/decreto-n-40128-2020-paraiba-dispoe-sobre-a-adocao-no-ambito-da-administracao-publica-direta-e-indireta-de-medidas-temporarias-e-emergenciais-de-prevencao-de-contagio-pelo-covid-19-novo-coronavirus-bem-como-sobre-recomendacoes-aos-municipios-e-ao-setor-privado-estadual>. Acesso em: 25 nov. 2020.

PINHEIRO, Rafaela. A Pedagogia da Comunicação de Paulo Freire: uma relação por uma educação e educadores e educadoras mais dialógica, crítica e libertadora. In: Anais do II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global, 2018, Belo Horizonte. Campinas, Galoá, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/freire-globalconference-2018/papers/a-pedagogia-da-comunicacao-de-paulo-freire%3A-uma-reacao-por-uma-educacao-de-educadores-e-educadoras-mais-dialogica%2C-criti>. Acesso em: 22 jul. 2020.

SIGNATES, Luiz. Estudo sobre o conceito de mediação. In: Novos olhares. 1998. n. 2. p. 37-49. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/51315>. Acesso em: 26 jul. 2020.

SOARES, Ismar. Educomunicação, o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do Ensino Médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

______. O perfil do Educomunicador. Disponível em: <http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/29.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2020.

SOARES, Ismar; CITELLI, Adilson; LOPES, Maria Immacolata. Educomunicação: referências para uma construção metodológica. In: Revista Comunicação & Educação, v. 24. n. 2. 2019. São Paulo: CCA-ECA-USP.

Publicado

2021-09-01

Cómo citar

Almeida, L. B. C. de, Mendes, I. A. B., & de Araújo, J. M. (2021). ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA E DE UMA PARTICULAR EM CAMPINA GRANDE/PB. Revista Prâksis, 3, 311–335. https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2476