ITINERÁRIOS DIGITAIS COMO FOMENTO AO ENGAGEMENT NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PEDAGOGIA PERMEADA POR CONEXÕES

Autores/as

  • Rosa Maria Rigo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • José António Marques Moreira Universidade Aberta de Portugal
  • Sara Dias-Trindade Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2434

Palabras clave:

Engagement acadêmico, Tecnologias Digitais, Formação, Educação Superior, Ensino de Graduação

Resumen

Este artigo sintetiza dados oriundos de tese defendida em janeiro de 2020 para a obtenção de Doutorado em Educação, realizado em Instituição privada, localizada no Sul do Brasil. A problematização estabelecida para a investigação visou a analisar: Quais fatores mais contribuem para promover o engagement de estudantes do primeiro ano da graduação? Para análise dos dados optou-se por uma metodologia combinada, amparada pela triangulação de dados como fundamento lógico para fontes múltiplas de evidências. Esta metodologia propiciou a produção de uma análise mais completa e confiável para consequente elaboração de uma proposta de teoria integrada de engagement acadêmico para o contexto brasileiro, como proposição de tese. O questionário on-line foi o instrumento escolhido para a coleta de dados, aplicado a setenta e oito alunos do primeiro ano da graduação de seis Instituições de Ensino Superior, localizadas em três Estados brasileiros. Os fatores apontados pelos respondentes destacaram em ordem de preferência: 1) Relações Interpessoais; 2) Formação Acadêmica (postura/atitudes do professor); 3) Tecnologias Digitais; 4) Infraestrutura da Instituição; 5) Formação pessoal/interesse e dedicação do próprio aluno; 6) Suporte Acadêmico; 7) Conteúdos trabalhados/ofertados; 8) Áreas de Lazer/entretenimento; 9) Sentimento de pertença universitária.

Biografía del autor/a

Rosa Maria Rigo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora-tutora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (Três Corações/Brasil). E-mail: rosa.rigo@ifsuldeminas.edu.br

José António Marques Moreira, Universidade Aberta de Portugal

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (Coimbra/Portugal). Professor Associado com Agregação no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta (Lisboa/Portugal). E-mail: jmoreira@uab.pt

Sara Dias-Trindade, Universidade de Coimbra

Doutora em História - Didática pela Universidade de Coimbra (Coimbra/Portugal). Professora na Faculdade de Letras e investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (Coimbra/Portugal). E-mail: sara.trindade@uc.pt

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Publicado

2021-12-20

Cómo citar

Rigo, R. M., Moreira, J. A. M., & Dias-Trindade, S. . (2021). ITINERÁRIOS DIGITAIS COMO FOMENTO AO ENGAGEMENT NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PEDAGOGIA PERMEADA POR CONEXÕES. Revista Prâksis, 1, 113–138. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2434