QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS DO ENPEC (1997-2017)

Autores/as

  • Jéssica Karine Marques Universidade Federal de São Carlos
  • Isabela Custódio Talora Bozzini Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.1887

Resumen

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi uma demanda e conquista dos movimentos sociais e dos movimentos dos trabalhadores. Uma temática que permeia nossa vida e que precisa ser discutida nesses espaços é a violência de gênero. O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica na base do ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, evidenciando temáticas e abordagens sobre gênero na EJA. A ideia é identificar contribuições para o debate, lacunas existentes sobre a temática e, a partir do cenário presente, vislumbrar demandas e perspectivas para o futuro próximo. Procedimentos metodológicos: esta pesquisa foi realizada a partir do Trabalho de Conclusão de Curso de uma das autoras, no qual foi realizado um levantamento sobre EJA nas onze edições do ENPEC, selecionando os trabalhos que citavam ou faziam referência a PROEJA, EPJA e EJA nos títulos, resumos e/ou palavras-chave. Foram encontrados 92 trabalhos sobre a EJA. A partir destes 92 trabalhos encontrados, uma nova busca foi realizada, utilizando-se o descritor gênero, resultando em 11 trabalhos nos quais a palavra gênero era citada em alguma parte do título, palavra-chave, resumo ou texto completo. Podemos perceber que as questões de gênero na EJA ainda são pouco tratadas mesmo dentro do ensino das Ciências da Natureza, que é responsável por trabalhar o corpo humano e suas relações. Esta temática deveria ser tratada em todos os níveis de ensino para desenvolvermos um trabalho de prevenção à violência tão necessário em nosso país.
Palavras-chave: Gênero. EJA. Direitos Humanos.

ABSTRACT
Youth and Adult Education (EJA) was a demand and conquest of social movements and workers’ movements. One theme that permeates our lives and what needs to be discussed in these spaces is gender violence. The objective of this work was to carry out a bibliographical research based on the ENPEC - National Meeting of Research in Education in Sciences, highlighting themes and approaches on gender in the EJA. The idea is to identify contributions to the debate, existing gaps in the theme and, from the present scenario, to see demands and perspectives for the near future. Methodological procedures: This research was carried out from the Work of Conclusion of one of the authors, in which a survey was carried out on EJA in the eleven editions of ENPEC, selecting the works that cited or referred to PROEJA, EPJA and EJA in the titles, abstracts and/or keywords. There were 92 papers on the EJA. From these 92 works, a new search was made using the descriptor: gender, resulting in 11 works, in which the word genre was quoted in some part of the title, keyword, abstract or full text. We can see that gender issues in the EJA are still little treated even within the teaching of the Natural Sciences, which is responsible for working the human body and its relationships. This theme should be addressed at all levels of education in order to develop much-needed violence prevention work in our country.
Keywords: Genre. EJA. Human rights.

Biografía del autor/a

Jéssica Karine Marques, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEdCM), Universidade Federal de São Carlos, Campus Araras (São Paulo/Brasil). E-mail: jessica.jkm@gmail.com

Isabela Custódio Talora Bozzini, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR (São Paulo/Brasil). Professora adjunta do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Araras (São Paulo/Brasil). E-mail: ictbozzini@ufscar.br

Publicado

2019-05-31

Cómo citar

Marques, J. K., & Bozzini, I. C. T. (2019). QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS DO ENPEC (1997-2017). Revista Prâksis, 2, 148–162. https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.1887