QUEM EMPURRA A CADEIRA?
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.614Abstract
Este artigo apresenta discussões sobre um estudo de caso em Psicopedagogia Clínica. A Psicopedagogia é o campo de conhecimento que estuda os processos e as significações do aprender para a vida dos sujeitos. Este texto tem por objetivo discutir a inclusão escolar e social de uma criança com problema de aprendizagem vinculado ao contrato de sobrevivência estabelecido com a irmã com Paralisia Cerebral (PC) e a mãe. Portanto pretende-se analisar as questões de inclusão escolar e social sob um estudo mais amplo, voltando o olhar para os familiares dos educandos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs), que, neste caso, é o irmão de uma criança com PC. Trata-se de um menino de sete anos, encaminhado pela escola com a queixa de não-aprendizagem referente à alfabetização. Comprovou-se que, para que haja um trabalho inclusivo eficiente, é preciso também abrir um espaço de discussão para além da criança com NEEs, a fim de que a escola possa incluir não só o deficiente, mas também seus familiares.
PALAVRAS-CHAVE: Inclusão Escolar e Social. Psicopedagogia clínica. Família.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.