DA LITERATURA AO CINEMA: REPRESENTAÇÕES PÓS-COLONIAIS EM O ÚLTIMO VOO DO FLAMINGO

Authors

  • Lola Geraldes Xavier Universidade Politécnica de Macau

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.4025

Keywords:

Decolonization. Chronotope. Film adaptation. Mia Couto. João Ribeiro.

Abstract

Mia Couto publicou o romance O último voo do flamingo, em 2000. Em 2010, é lançado o filme homónimo de João Ribeiro. Apesar de utilizarem linguagens diferentes, ambos os autores colocam a nu um olhar descolonizado sobre Moçambique. Assim, com este texto, pretende apresentar-se as relações entre o filme e o romance homónimo, interligando ficção e história. Dar-se-á destaque à forma de adaptação, a partir da representação do espaço e do tempo em ambos os códigos artísticos, com o objetivo de destacar o processo difícil de descolonização da sociedade moçambicana. As representações pós-coloniais serão analisadas na óptica da interdiscursividade, afastamento do cânome ocidental através do realismo mágico e sentido de alteridade. Conclui-se, no final, que a longa metragem de João Ribeiro adapta o texto de Mia Couto, expondo o olhar cinematográfico sobre a história de Moçambique, não descurando uma poética visual de captação do mundo tradicional, já presente em Mia Couto. Através da representação do espaço e do tempo, ambas as linguagens artísticas se apresentam como um contradiscurso à cultura europeia, privilegiando a alteridade e contribuindo para a construção de uma identidade moçambicana.

Author Biography

Lola Geraldes Xavier, Universidade Politécnica de Macau

Doutora em Literatura pela Universidade de Aveiro (Aveiro/Portugal). Professora na Universidade Politécnica de Macau (Macau/China) e Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra/Portugal). Email: lolagrafias@gmail.com

Published

2025-02-26

How to Cite

Xavier, L. G. (2025). DA LITERATURA AO CINEMA: REPRESENTAÇÕES PÓS-COLONIAIS EM O ÚLTIMO VOO DO FLAMINGO. Revista Prâksis, 1, 55–72. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.4025