O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2589Keywords:
Ensino de Língua Portuguesa, Tecnologias Digitais, Impactos da PandemiaAbstract
O presente artigo visa a analisar como tem ocorrido o ensino de Língua Portuguesa e quais as dificuldades enfrentadas pelos docentes com relação ao uso das tecnologias digitais no contexto pandêmico. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, do tipo estudo de caso, tendo como instrumento para geração de dados um formulário construído na plataforma Google Forms, para os docentes da rede pública estadual na cidade de Balsas, região Sul do estado do Maranhão. Sob o aporte teórico da Análise Dialógica do Discurso (ALBUQUERQUE, 2007; BRAIT, 2014), mais especificadamente, através das categorias valoração e polifonia (BAKHTIN, 2011; VOLOSHINOV, 1981; WHITE, 2005), e dos estudos dos Multiletramentos nas práticas sociais (ROJO, 2013; BARTON; LEE, 2015), nossos dados revelaram a incipiente apropriação didática dos docentes quanto aos recursos tecnológicos digitais e, consequentemente, a carência de formações continuadas para o exercício de suas práticas sociais letradas no âmbito escolar. Além disso, nossas análises apontam as dificiculdades que professores e alunos têm sofrido com as mudanças constantes impostas pelo contexto de ensino remoto com a pandemia viral do coronavírus.References
ALBUQUERQUE. E. B. C. Conceituando alfabetização e letramento. Organizado por Carmi Ferraz Santos e Márcia Mendonça. 1. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 152 p. ISBN 85 - 752 -161-41.
BAKHTIN, Mikhail M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 4. ed. Revista e ampliada. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
BAKHTIN, Mikhail M. O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução Milton Camargo Mota. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BRAIT, Beth. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Backhtiniana, São Paulo, 8 (2): 43-66, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bak/v8n2/04.pdf. acesso em: 07 nov. 2020.
BRAIT, Beth. Baktin: conceitos-chave. 5. Ed. 6. Reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.
COSCARELLI, Carla. Tecnologias para aprender. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003.
FARACO, C. A. Criação ideológica e dialogismo. In: FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 45-97.
MARTINS et al. Multiletramentos na pandemia: aprendizagens na, para a e além da escola [recurso eletrônico e-book]. São Leopoldo, Casa Leiria, 2021.Disponível em: http://guaritadigital.com.br/casaleiria/acervo/educação/multiletramentosnapandemia/index.html. Acesso em: 25 ago. 2020.
ROJO, Roxane. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, Roxane, MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo; Parábola Editorial, 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
TEZZA, Cristóvão. Sobre O autor e o herói – um roteiro de leitura. In: FARACO, Carlos A.; TEZZA, Cristovão; CASTRO, Gilberto (Org.). Diálogos com Bakhtin. Curitiba: Editora da UFPR, 2001.
VOLOSHINOV, V. N. Qué es el lenguaje? Tradução do italiano de Ariel Bignami. In: SILVESTRI, A.; BLANCK, G. Bajtín y Vigotsky: la organización semiótica de la conciencia. Barcelona: Anthropos, 1993.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.