O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2589

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Tecnologias Digitais, Impactos da Pandemia

Resumo

O presente artigo visa a analisar como tem ocorrido o ensino de Língua Portuguesa e quais as dificuldades enfrentadas pelos docentes com relação ao uso das tecnologias digitais no contexto pandêmico. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, do tipo estudo de caso, tendo como instrumento para geração de dados um formulário construído na plataforma Google Forms, para os docentes da rede pública estadual na cidade de Balsas, região Sul do estado do Maranhão. Sob o aporte teórico da Análise Dialógica do Discurso (ALBUQUERQUE, 2007; BRAIT, 2014), mais especificadamente, através das categorias valoração e polifonia (BAKHTIN, 2011; VOLOSHINOV, 1981; WHITE, 2005), e dos estudos dos Multiletramentos nas práticas sociais (ROJO, 2013; BARTON; LEE, 2015), nossos dados revelaram a incipiente apropriação didática dos docentes quanto aos recursos tecnológicos digitais e, consequentemente, a carência de formações continuadas para o exercício de suas práticas sociais letradas no âmbito escolar. Além disso, nossas análises apontam as dificiculdades que professores e alunos têm sofrido com as mudanças constantes impostas pelo contexto de ensino remoto com a pandemia viral do coronavírus.

Biografia do Autor

Ana Patrícia Sá Martins, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Rio Grande do Sul/Brasil). Professora na Universidade Estadual do Maranhão (Maranhão/Brasil). E-mail: anamartins1@professor.uema.br

Hilmara Rocha da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (Maranhão/Brasil). E-mail: hilmarapontes07@gmail.com

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Martins, A. P. S., & Silva, H. R. da. (2021). O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO REMOTO. Revista Prâksis, 3, 157–180. https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2589