QUANDO CIÊNCIA E FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO SE ENCONTRAM: ESTRATÉGIAS PARA A PRODUÇÃO DE ÓDIO CONTRA AS SEXUALIDADES E GÊNEROS DISSIDENTES E SEUS EFEITOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.1890Abstract
Com base nos Estudos de Gênero de vertente pós-estruturalista, o objetivo deste artigo é investigar como os discursos científicos-biológicos têm sido apropriados pelo fundamentalismo religioso nas mídias sociais para a produção de violência e exclusão das sexualidades e gêneros dissidentes. A partir de enunciados extraídos do Twitter de perfis influentes no cenário fundamentalista brasileiro, propõe-se a discussão do seguinte problema: quais os pontos de continuidade e descontinuidade entre os discursos científicos-biológicos e os discursos fundamentalistas religiosos para a legitimação dos discursos de ódio contra as sexualidades e gêneros dissidentes? O problema elencado abre espaço para discutir os efeitos da apropriação de elementos científicos-biológicos nos discursos fundamentalistas religiosos, como a reafirmação das terapias de reorientação sexual na contemporaneidade. Além disso, permite a problematização de enunciados que operam como “proteção” à família nuclear, que alavancam a “Ideologia de Gênero”, incidindo nas políticas públicas para a diversidade sexual e de gênero e, de modo especial, nas políticas do campo da educação.
Palavras-chave: Diversidade. Educação. Fundamentalismo religioso. Biologia. Mídia.
ABSTRACT
Based on post-structuralist Gender Studies, the proposal of this article is to investigate how scientific-biological discourses have been appropriated by religious fundamentalism in social media to produce violence and exclusion of dissident sexualities and genders. From statements taken from Twitter of influential personalities in the Brazilian fundamentalist scenario, it is proposed to discuss the following problem: what are the points of continuity and discontinuity between scientific-biological and religious fundamentalist discourses for the legitimation of hate speeches against dissident sexualities and genders? The problem listed here open space to think about the effects of the appropriation of scientific-biological elements in religious fundamentalist discourses, such as the reaffirmation of the sexual reorientation therapies in the contemporary world. In addition, it allows the problematization of statements that operate as a “protection” to the nuclear family, which leverage the “Gender Ideology”, focusing on public policies for sexual and gender diversity, and especially in the field of education.
Keywords: Diversity. Education. Religious fundamentalism. Biology. Media.
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