QUEM EMPURRA A CADEIRA?

Autores

  • Sônia Maria Strack Universidade Feevale
  • Luciana Ferreira da Silva Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.614

Resumo

Este artigo apresenta discussões sobre um estudo de caso em Psicopedagogia Clínica. A Psicopedagogia é o campo de conhecimento que estuda os processos e as significações do aprender para a vida dos sujeitos. Este texto tem por objetivo discutir a inclusão escolar e social de uma criança com problema de aprendizagem vinculado ao contrato de sobrevivência estabelecido com a irmã com Paralisia Cerebral (PC) e a mãe. Portanto pretende-se analisar as questões de inclusão escolar e social sob um estudo mais amplo, voltando o olhar para os familiares dos educandos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs), que, neste caso, é o irmão de uma criança com PC. Trata-se de um menino de sete anos, encaminhado pela escola com a queixa de não-aprendizagem referente à alfabetização. Comprovou-se que, para que haja um trabalho inclusivo eficiente, é preciso também abrir um espaço de discussão para além da criança com NEEs, a fim de que a escola possa incluir não só o deficiente, mas também seus familiares.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão Escolar e Social. Psicopedagogia clínica. Família.

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Publicado

2007-08-01

Como Citar

Strack, S. M., & Silva, L. F. da. (2007). QUEM EMPURRA A CADEIRA?. Revista Prâksis, 2, 73–82. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.614