DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO PERMANENTE

Autores

  • Mauricéia Silva da Trindade Machado Universidade Federal do Piauí
  • Maria Divina Ferreira Lima Universidade Federal do Piauí
  • Guilherme Mendes Tomaz dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2947

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, Coordenação Pedagógica, Pesquisa narrativa

Resumo

O desenvolvimento profissional pode ser entendido como um processo contínuo que deve acontecer ao longo de toda a carreira docente, sendo necessário um planejamento para nortear essa trajetória. O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante a pós-graduação stricto sensu, no qual trazemos algumas reflexões fruto da dissertação de Mestrado em Educação da primeira autora. Neste recorte, objetivamos compreender de que modo ocorre o processo de desenvolvimento profissional de coordenadores pedagógicos da Educação Básica. A questão norteadora que nos propomos a discutir foi: como acontece o processo de desenvolvimento profissional de coordenadores pedagógicos da Educação Básica? A metodologia adotada caracterizou-se por uma pesquisa qualitativa narrativa com a utilização do método autobiográfico, desenvolvida com oito coordenadoras pedagógicas da Rede Pública Estadual do município de Teresina-Piauí. Como dispositivos para a produção de dados, utilizamos as rodas de conversa e o memorial de formação, os quais foram analisados conforme as proposições de Bardin (2016). Os resultados evidenciaram que o desenvolvimento profissional das coordenadoras pedagógicas tem ocorrido a partir das necessidades que surgem na prática pedagógica das colaboradoras e vem acontecendo através de cursos, encontros, formações e por meio da reflexão individual e coletiva, possibilitando aprendizagens significativas. Além do mais, as narrativas das colaboradoras revelaram que estas sentem necessidade de apoio do sistema de ensino (SEDUC) para a elaboração de um projeto de desenvolvimento institucional de acordo com suas necessidades formativas, assim como a criação de políticas educacionais e/ou ampliação das já existentes na atualidade, que estejam voltadas para seu desenvolvimento profissional.

Biografia do Autor

Mauricéia Silva da Trindade Machado, Universidade Federal do Piauí

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (Teresina/Brasil). Professora da Secretaria Municipal de Educação (Piracuruca/Brasil) e da Secretaria Estadual de Educação - SEDUC (Teresina/ Brasil). E-mail: mauriceia.mac@gmail.com

Maria Divina Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). Professora Titular da Universidade Federal do Piauí (Teresina/ Brasil). E-mail: lima.divina2@gmail.com

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). Doutor em Educação pela Universidade La Salle (Canoas/Brasil) com período sanduíche realizado na Universidade La Salle México (Cidade do México). Professor Adjunto-A lotado no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação do Campus de Porto Velho e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia (Porto Velho/Brasil). E-mail: guilherme.mendes@unir.br

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Silva da Trindade Machado, M., Ferreira Lima, M. D., & Mendes Tomaz dos Santos, G. (2022). DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO PERMANENTE. Revista Prâksis, 2, 18–41. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2947

Edição

Seção

Artigos Livres