ENTRE MONÓLOGOS ASSÍNCRONOS E DIÁLOGOS SÍNCRONOS: ALGUMAS CENAS DE ESTÁGIO DOCENTE REMOTO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2555

Palavras-chave:

Ensino de História, Cultura escolar, Pandemia Covid-19

Resumo

A partir da observação de cenas escolares via on-line e dos diálogos com estagiários e estagiárias da área de ensino de História e educação patrimonial da Faculdade de Educação da UFRGS, atuando em modalidade remota, relatamos desafios postos pela pandemia da Covid-19 em 2020 e apresentamos alternativas implantadas para permitir a continuidade do vínculo educacional. Situamos a cultura escolar em tempos de pandemia no centro de numerosas tensões e as examinamos a partir da conexão universidade e escola, que acontece quando dos estágios docentes obrigatórios para a formação de alunos e alunas na licenciatura. Tomamos a pandemia de Covid-19 na categoria da experiência e, portanto, não exatamente como algo que nos acontece, mas como o que fazemos com o que nos acontece e que aprendizados daí retiramos. Frente a um agravo de saúde de tal impacto no campo educacional são necessárias ações. A reflexão cuidadosa em torno do cotidiano das alternativas on-line fornece pistas para essas ações.

Biografia do Autor

Caroline Pacievitch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Campinas/Brasil). Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: caroline.pacievitch@ufrgs.br

Carmem Zeli de Vargas Gil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: carmemz.gil@gmail.com

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: fernandoseffner@gmail.com

Referências

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Pacievitch, C., Gil, C. Z. de V., & Seffner, F. (2021). ENTRE MONÓLOGOS ASSÍNCRONOS E DIÁLOGOS SÍNCRONOS: ALGUMAS CENAS DE ESTÁGIO DOCENTE REMOTO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM 2020. Revista Prâksis, 3, 293–310. https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2555