HISTÓRIA DA QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.350Palabras clave:
História da Química. Livro didático. Ensino de QuímicaResumen
Os processos de ensino e aprendizagem em Química nas últimas décadas, buscam promover interfaces mostrando a Ciência como atividade humana, promovendo saberes necessários a formação social do aluno. Assim, os desdobramentos científicos que culminaram na evolução das Ciências, por seu caráter interdisciplinar, evidenciam a potencialidade de abordagem epistemológica no ensino de Química. Com o objetivo de identificar a inserção da História da Química na Educação Básica, foram analisadas as concepções apresentadas nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012 a 2014.
Citas
ALFONSO-GOLDFARB, A.M. Centenário Simião Mathias: Documentos, métodos e identidade da história da ciência. Circunscribere, v.4, p.5-9.jun.2008.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto,1996.
BELTRAN, M.H.R. História da Química e Ensino: estabelecendo interfaces entre campos interdisciplinares. Abakós, Belo Horizonte, v.1, n.2, p.67-77, mai.2013.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal.
______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, Distrito Federal, 1996.
______. Ministério da Educação e dos Desportos. Parâmetros curriculares nacio¬nais: ensino médio. Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, Distrito Federal, 2000. 58p.
______. Ministério da Educação e dos Desportos. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curri¬culares Nacionais (PCN+): Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Ensino Médio. Brasília, Distrito Federal, 2002. 141p.
______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos PNLD 2012 Química. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria e Educação Básica, 52 p., 2011.
CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1995. 191 p.
CRUZ, F. S. et al. Analisando Possíveis Abordagens sobre História da Ciência em Livros Didáticos de Química do PNLEM 2012. In: Congresso Norte-Nordeste de Química,5, 2013, Natal. Disponível em: <http://annq.org/eventos/upload/1362790799.pdf>. Acessado em: 06/09/2015.
FERNANDES, M. A. M.; PORTO, P. A. Investigando a presença da História da Ciência em Livros Didáticos de Química Geral para o Ensino Superior. Revista Química Nova, v. 35, n. 2, p. 420-429, 2012. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/. Acesso em 23/08/2015.
LEITE, L. History of Science in Educacion: Development and Validation of a Checklist for Analysing the Historical Content of Science Textbooks. Science & Education, v. 11, n.4, pp.333-359, July, 2002. Disponível em http://repositorium.sdum. uminho.pt/ handle/ 1822/19921. Acesso em 12/10/2015.
MAGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O Livro Didático de Ciências: Problemas e Soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.
MORTIMER, E.F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG,2000, p.376.
PIRES, R. de O.; ABREU, T. C.; MESSEDER, J. C. Proposta de Ensino de Química com uma Abordagem Contextualizada Através da História da Ciência. Ciência em Tela, v. 3, n. 1, 2010.
REIS, A. S.; SILVA; M. D.B.; BUZA, R. G. C. O Uso da História da Ciência como Estratégia Metodológica para a Aprendizagem do Ensino de Química e Biologia na Visão dos Professores do Ensino Médio. História de Ciência e Ensino, v. 5, p. 1-12, 2012.
SANTOS, W.L.P; SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 4.ed.rev.atual.Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.160p. Coleção Educação em Química.
SILVA, E. N. da; TEIXEIRA, R. R. P. A História da Ciência nos Livros Didáticos Um Estudo Crítico sobre o Ensino de Física pautado nos Livros Didáticos e o uso da História da Ciência. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2009 – Vitória, ES. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br. Acesso em 27 de out. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.