INFLUÊNCIA DIGITAL OU REPRESENTATIVIDADE? UMA ANÁLISE FEMINISTA SOBRE O INGRESSO DE MULHERES NA MÍDIA PODCAST

Autores/as

  • Aline Hack Universidade Federal de Goiás
  • Angelita Pereira de Lima Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v3i1.3207

Palabras clave:

Feminismo, Podcast, Influência Feminista, Liderança, Representatividade

Resumen

O podcast ganha projeção no Brasil a partir de 2018 e, com isso, percebe-se a adesão mais acentuada de mulheres à mídia e a busca por temas feministas pelas usuárias. Acredita-se que o movimento feminista e a presença de mulheres que assim se nomeiam podem influenciar o ingresso de novas produtoras. Com o objetivo de compreender esse fenômeno, foram empregados métodos mistos, de coleta quantitativa à Análise de Conteúdo Categorial (ACC), para mapear produtoras e programas de podcast que influenciaram o ingresso de mulheres na mídia entre 2015 e 2020. Como principal resultado, percebeu-se que o podcast é importante ferramenta política, e muitas mulheres se tornam podcasters em razão da influência digital de produtoras, mas que sua permanência se dá pela presença de representatividade na mídia.

Biografía del autor/a

Aline Hack, Universidade Federal de Goiás

Mestra em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (Goiânia/Brasil). Email: alinehack@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5641-1269

Angelita Pereira de Lima, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (Goiânia/Brasil). Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (Goiânia/Brasil). Reitora da Universidade Federal de Goiás (Goiânia/Brasil). Email: angelita_lima@ufg.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1175-8162

Citas

- RENATA LO PRETE: AS ENTREVISTAS COM OS PRESIDENCIÁVEIS. Apresentado por Vida de Jornalista. [S. l.: s. n.], [s. d.]. Disponível em: https://vidadejornalista.podbean.com/e/17-renata-lo-prete-as-entrevistas-com-os-presidenciaveis/. Acesso em: 19 out. 2022.

ABPOD. PodPesquisa 2019. In: ABPOD. 2020. Disponível em: https://abpod.org/podpesquisa-2019/. Acesso em: 3 abr. 2022.

ABPOD. Podpesquisa 2020-2021 produtores. Brasil: ABPOD, 2021. Pesquisa. Disponível em: https://abpod.org/podpesquisa/. Acesso em: 12 dez. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

BIROLI, Flávia. Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2018.

BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe. Feminismo e política: uma introdução. São Paulo: Boitempo, 2014.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018. v. II.

CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo. A sociedade em rede: do conhecimento à ação política. Lisboa: Imprensa nacional - Casa da Moeda, 2006. (Debates).

DI FELICE, Massimo. Net-Ativismo: Da ação social para o ato conectivo. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2018.

FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019. v. 1

FRASER, Nancy. Rethinking the Public Sphere: A Contribution to the Critique of Actually Existing Democracy. Social Text, [s. l.], n. 25/26, p. 56-80, 1990.

GLENISTER, Gordon. Influencer marketing strategy: how to create successful influencer marketing. London; New York: Kogan Page, 2021.

HACK, Aline. 200 podcasts com mulheres podcasters - Olhares Podcast. [S. l.], 2019. Disponível em: https://olharespodcast.com.br/200-podcasts-com-mulheres-podcasters/. Acesso em: 3 abr. 2022.

HACK, Aline. Olhares Podcast: fenômeno cultural, narrativas e identidades. In: HACK, Aline (org.). Feminismos e podcasts. São Paulo: Blimunda, 2023. p. 201-224.

HACK, Aline; LIMA, Angelita Pereira de. Militância Podcaster Feminista: Um Exercício Etnográfico. Revista Eco-Pós, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 340-360, 2022.

HACK, Aline; PAGLIARO, Heitor. Comunidades políticas virtuais: a democracia na era digital. In: MANTELLI, Gabriel Antonio Silveira; MASCARO, Laura (org.). Direitos Humanos em Múltiplas Miradas. São Paulo: Escola Superior de Advocacia da OAB SP, 2021. p. 81-98.

HINE, Christine. Ethnography for the Internet: embedded, embodied and everyday. London; New York: Bloomsbury Academic, 2015.

HINE, Christine. Virtual ethnography. London; Thousand Oaks: SAGE, 2000.

HINE, Christine; PARREIRAS, Carolina; LINS, Beatriz Accioly. A internet 3E: uma internet incorporada, corporificada e cotidiana. Cadernos de Campo (São Paulo - 1991), [s. l.], v. 29, n. 2, p. e181370, 2020.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

KARHAWI, Issaaf. De Blogueira a Influenciadora: estapas de profissionalização da blogosfera de moda brasileira. Porto Alegre: Editora Sulina, 2020. (Ciber Cultura).

LEAL, Sayonara. Radiodifusão comunitária no Brasil: desafios e perspectivas para as políticas públicas. In: RAMOS, Murilo Cesar; DOS SANTOS, Suzy (org.). Políticas de comunicação: buscas teóricas e práticas. São Paulo: Paulus, 2007. p. 377-406.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ofício de Cartógrafo: Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

MATOS, Marlise; ALVAREZ, Sonia E. As CNPMs e a configuração do campo feminista: sidestreaming e mainstreaming através do “feminismo estatal participativo”. In: Quem são as mulheres das políticas para mulheres no brasil: expressões feministas nas conferências nacionais de políticas para mulheres. 1. ed. Porto Alegre: Zouk, 2018. v. 2, p. 87-134.

MCGREGOR, Hannah. Podcast Studies. [S. l.], 2022. Disponível em: https://oxfordre.com/literature/view/10.1093/acrefore/9780190201098.001.0001/acrefore-9780190201098-e-1338. Acesso em: 2 out. 2022.

MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flavia. Caleidoscópio convexo: mulheres, política e mídia. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2011.

OLHARES PODCAST. [S. l.: s. n.], [s. d.]. áudio Disponível em: https://olharespodcast.com.br. Acesso em: 1 jan. 2022.

PATEMAN, Carole. O contrato sexual. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

SAMPAIO, Rafael Cardoso. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília: Enap, 2021.

SARMENTO, Rayza. Das Sufragistas às Ativistas 2.0: feminismo, mídia e política no Brasil (1921 a 2016). 2017. 220 f. Tese de Doutorado. PPGCP/DCP - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. Disponível em: http://www.ppgcp.fafich.ufmg.br/defesas/313D.PDF.

SARMENTO, Rayza. Mídia, gênero e política: Um balançdo das pesquisas nacionais. In: MIGUEL, Luis Felipe; BALLESTRIN, Luciana (org.). Teoria e Política Feminista: contribuições ao debate sobre gênero no Brasil. 1. ed. Porto Alegre: Zouk, 2020. p. 179-198.

SOUNDS PROFITABLE; EDISON RESEARCH. The Creators. [S. l.], 2022. Disponível em: https://español.soundsprofitable.com/article/the-creators-us-2022. Acesso em: 14 set. 2022.

VERGÈS, Françoise. Um Feminismo Decolonial. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

VOXNEST. Relatório Voxnest Brasil 2019: The State of the Podcast Universe. [S. l.: s. n.], 2019. Disponível em: https://www.comunique-se.com.br/wp-content/uploads/2020/01/BR_The_State_of_the_Podcast_Universe_2019.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.

Publicado

2023-03-31