DO CORPO AO CORPO: DESIGN DE MODA E MOULAGE DIALÓGICA

Autores

  • Raul Krebs Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Ione Bentz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v1i1.2678

Palavras-chave:

Policorpo, Moda, Moulage Dialógica

Resumo

Este artigo investiga a centralidade do corpo humano nos processos criativos em moda. A partir dos questionamentos sobre como o corpo humano e sua imagem se materializam na cultura contemporânea, procuramos compreender como os designers de moda podem potencializar seus processos criativos. Orientado pela metodologia do design estratégico, de caráter transdisciplinar e dialógico, este artigo inicia na investigação acerca do corpo – físico e discursivo – e culmina em propostas de ressignificação do corpo e da moulage clássica (processo criativo de moldagem de tecidos diretamente no corpo ou simulacro de corpo). Entendemos o corpo como o ponto de partida e chegada para o design de moda, o espaço onde as metáforas discursivas têm lugar. Entretanto observamos que este corpo é tratado como um corpo mínimo em sua forma física, seus discursos praticamente inexistem como embasamento criativo e que este corpo responde basicamente às demandas da indústria da moda. Para tanto, investigamos outras questões relativas ao corpo e moda, tais como metamorfoses do corpo, significantes flutuantes, corpo transdutor de signos, géstica e processos criativos no design de moda. Compreendemos o corpo como um significante flutuante – algo que possui significado, embora inexato, já que comporta inúmeras interpretações, sem deixar de ser um potente significante. Propomos a ideia de “policorpo” – um corpo polissêmico, polimórfico, metafórico e mutante – e um aprofundamento de investigação sobre a moulage clássica, ao incluir questões simbólicas e discursivas no processo criativo – aqui intitulado de Moulage Dialógica. Acreditamos que os “policorpos” e a Moulage Dialógica podem ajudar a ampliar o espectro criativo dos designers de moda, especialmente pelo questionamento da ideia vigente de corpo da moda e, assim, dar conta de uma questão, com a qual nos defrontamos ao longo da pesquisa: como vestir os corpos consumidores de moda sem considerá-los somente a partir da ideia de um corpo alto, esbelto, esguio e magro.

Biografia do Autor

Raul Krebs, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Design Estratégico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/Brasil). E-mail: raul.krebs@gmail.com

Ione Bentz, Universidade de São Paulo

Doutora em Linguística e Semiótica pela Universidade de São Paulo (São Paulo/Brasil). E-mail: ioneb@unisinos.br

Referências

BATESON, Gregory. Mente e natureza. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1979.

BARTHES, Roland. O Sistema da moda. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BECCARI, Marcos Namba. Articulações simbólicas: uma filosofia do design sob o prisma de uma hermenêutica trágica. São Paulo: USP, 2015.

CANEVACCI, Massimo. Comunicação visual. São Paulo: Brasiliense, 2009.

CASTILHO, Kathia; MARTINS, Marcelo M. Discursos da moda: semiótica, design e corpo. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2008.

CASTILHO, Kathia; GALVÃO, Diana. A moda do corpo, o corpo da moda. São Paulo: Esfera, 2002.

GICOVATE, Leticia; GALEFFI, Alice. NIN: Naked for no reason. Rio de Janeiro: Guarda-Chuva, 2015. v. 1.

GIL, José. Metamorfoses do corpo. Lisboa: Antropos, 1997.

IRISVANHERPEN. Disponível em: www.irisvanherpen.com. Acesso em: 18 dez. 2019.

LIPOVETSKY, Gilles. O Império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MANZINI, Ezio. Design: quando todos fazem design: uma introdução ao design para inovação social. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2017.

MANZINI, Ezio. Design cultures and dialogic design. Design Issues, [S.l.], v. 32, n. 1, Winter, 2016.

SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

VERGANTI, Roberto. Design-driven innovation: mudando as regras da competição.São Paulo: Canal Certo, 2012.

ZURLO, Francesco. Design Strategico. In: ______. XXI Secolo. Roma: Enciclopedia Treccani, 2010. v. 4.

Downloads

Publicado

2021-07-01