DO CORPO AO CORPO: DESIGN DE MODA E MOULAGE DIALÓGICA

Authors

  • Raul Krebs Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Ione Bentz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v1i1.2678

Keywords:

Policorpo, Moda, Moulage Dialógica

Abstract

Este artigo investiga a centralidade do corpo humano nos processos criativos em moda. A partir dos questionamentos sobre como o corpo humano e sua imagem se materializam na cultura contemporânea, procuramos compreender como os designers de moda podem potencializar seus processos criativos. Orientado pela metodologia do design estratégico, de caráter transdisciplinar e dialógico, este artigo inicia na investigação acerca do corpo – físico e discursivo – e culmina em propostas de ressignificação do corpo e da moulage clássica (processo criativo de moldagem de tecidos diretamente no corpo ou simulacro de corpo). Entendemos o corpo como o ponto de partida e chegada para o design de moda, o espaço onde as metáforas discursivas têm lugar. Entretanto observamos que este corpo é tratado como um corpo mínimo em sua forma física, seus discursos praticamente inexistem como embasamento criativo e que este corpo responde basicamente às demandas da indústria da moda. Para tanto, investigamos outras questões relativas ao corpo e moda, tais como metamorfoses do corpo, significantes flutuantes, corpo transdutor de signos, géstica e processos criativos no design de moda. Compreendemos o corpo como um significante flutuante – algo que possui significado, embora inexato, já que comporta inúmeras interpretações, sem deixar de ser um potente significante. Propomos a ideia de “policorpo” – um corpo polissêmico, polimórfico, metafórico e mutante – e um aprofundamento de investigação sobre a moulage clássica, ao incluir questões simbólicas e discursivas no processo criativo – aqui intitulado de Moulage Dialógica. Acreditamos que os “policorpos” e a Moulage Dialógica podem ajudar a ampliar o espectro criativo dos designers de moda, especialmente pelo questionamento da ideia vigente de corpo da moda e, assim, dar conta de uma questão, com a qual nos defrontamos ao longo da pesquisa: como vestir os corpos consumidores de moda sem considerá-los somente a partir da ideia de um corpo alto, esbelto, esguio e magro.

Author Biographies

Raul Krebs, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Design Estratégico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/Brasil). E-mail: raul.krebs@gmail.com

Ione Bentz, Universidade de São Paulo

Doutora em Linguística e Semiótica pela Universidade de São Paulo (São Paulo/Brasil). E-mail: ioneb@unisinos.br

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Published

2021-07-01