PARADIGMAS ESTRATÉGICO-INTERACIONAIS NA PUBLICIZAÇÃO COM INFLUENCIADORES DIGITAIS

Autores

  • José Mendes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v3i1.3208

Palavras-chave:

Influenciadores Digitais, Publicidade, Publicização, Paradigmas Estratégico-interacionais, Sociossemiótica

Resumo

No movimento pendular entre a cultura participativa e cultura da commodity, a influência digital evidencia um trabalho de publicização carregado de nuances. Este artigo pretende, a partir da lógica descritivo-relacional da sociossemiótica de base greimasiana, apresentar as variações na interação estratégica entre influenciadores e empresas, delimitadas a partir do controle, operativo e de propriedade criativa. Como resultado, tensionando o modelo de mídia paga, própria e ganha, temos, então, o roteiro, o orgânico, a distribuição e a cocriação, como os quatro paradigmas estratégico-interacionais a orientar o manejo e a análise desse novo lugar de anúncio.

Biografia do Autor

José Mendes , Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife/Brasil). E-mail: jose.mendes.jrny@gmail.com

Referências

ABC DA COMUNICAÇÃO. Cocriação é estratégia de assertividade para marcas e influenciadores. Disponível em: https://www.abcdacomunicacao.com.br/cocriacao-e-estrategia-de-assertividade-para-marcas-e-influenciadores/. Acesso em: 16 jul. 2019.

BRANDWATCH. How to Measure Paid, Owned, and Earned Media. Disponível em: https://www.brandwatch.com/blog/define-measure-paid-owned-earned-media/. Acesso em: 31 maio 2016.

CASAQUI, Vander. Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário. In: Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(36), 131-151, 2011.

CIACO, J. B. S. A inovação em discursos publicitários: comunicação, semiótica e marketing. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013.

COHEN, Nicole S. Commodifying Free Labor Online: Social Media, Audiences, and Advertising. In: MCALLISTER, Matthew P.; WEST, Emily (org.). The Routledge Companion to Advertising and Promotional Culture. Routledge: New York and London, 2013.

COMUNIQUE-SE. Playbook do Marketing de Influência: o que você precisa saber na prática. Disponível em: http://universidadedacomunicacao.com/wp-content/uploads/2017/12/PlaybookMarketingdeInfluencia.pdf. Acesso em: 22 mar. 2017.

CONAR. Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais. Disponível em: http://conar.org.br/pdf/CONAR_Guia-de-Publicidade-Influenciadores_2021-03-11.pdf. Acesso em: 13 jan. 2022.

COVALESKI, Rogério. O Processo de Hibridização da Narrativa Publicitária: entreter e persuadir para interagir e compartilhar (Tese de Doutorado). São Paulo: PUC, 2010.

CRESCITELLI, Edson; SHIMP, Terence A. Comunicação de Marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgacão. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

DEMURU, Paolo. De Greimas a Eric Landowski. A experiência do sentido, o sentido da experiência: semiótica, interação e processos sócio-comunicacionais. In: Galaxia, São Paulo (on-line), p. 85-113, dez. 2019.

DOMANESCHI, E. O quadrado semiótico greimasiano: herança e transformação. Estudos Semióticos, [S. l.], v. 13, n. spe, p. 51-58, 2017.

DUFFY, Brooke Erin. (Not) Getting Paid to do what you love: gender, social media, and the aspirational work. London: Yale University, 2017.

FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. Alfa, n. 44, p. 171-192, São Paulo, 2000.

FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do discurso. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

GREIMAS, A. J.; COURTÈS, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.

HENNESSY, Brittany. #Influencer: Construindo sua marca pessoal na era das mídias sociais. Rio de Janeiro: Alfacon, 2020.

KARHAWI, Issaaf. De blogueira à influenciadora: Motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira (Tese de Doutorado). São Paulo: USP, 2018.

LANDOWSKI, Eric. Interações Arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

LANDOWSKI, Eric. Sociossemiótica: uma teoria geral do sentido. In: Galáxia, São Paulo (on-line), n. 27, p. 10-20, jun. 2014.

LONGO, Walter. Marketing e Comunicação na era Pós-digital: as regras mudaram. São Paulo: HSM do Brasil, 2014.

MENDES, José Maria; COVALESKI, Rogério. Influenciadores Digitais: contextos e conotações da escolha paradigmática do termo. COVALESKI, Rogério (org.). Da publicidade ao consumo: ativismos, reconfigurações, interações, p. 399-420. Recife: Ed. UFPE, 2020.

O&O. O&O media. Disponível em: https://oandomedia.com. Acesso em: 20 set. 2020.

OLIVEIRA, Ana Claudia. As interações discursivas. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de (ed.). As interações sensíveis. Ensaios de Sociossemiótica a partir da obra de Eric Landowski. São Paulo: Estação das Letras e Cores/Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2013.

POLITI, Cássio. Influencer Marketing for Dummies (resumo). Link não mais disponível. Acesso em: 29 maio 2018.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

REVELATION. O&O in 2020: The Year of Owned and Operated. Disponível em: https://revelation.group/latest-news/oo-in-2020-the-year-of-owned-and-operated/. Acesso em: 15 jun. 2020. Publicado em: 03 dez. 2019.

SHIRKY, Clay. A Cultura da Participação: Criatividade e Generosidade No Mundo Conectado. São Paulo: Zahar, 2011.

SMALL BUSINESS TRENDS. Whtat Is “Owned, Earned and Paid Media”? Disponível em: https://smallbiztrends.com/2013/08/what-is-owned-earned-paid-media.html. Acesso em: 30 jun. 2019.

SQUID. Quais as formas de pagamento para a influência. Disponível em: https://squidit.com.br/anunciante/formas-de-pagamento-para-influenciadores/. Acesso em: 04 jul. 2018.

VOGLI, Ugo. Manual de Semiótica. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

YOUPIX. Breve Guia Estratégico de Marketing de Influência. Disponível em: https://medium.youpix.com.br/breve-guia-estratégico-de-marketing-de-influência-10c84d51a85d. Acesso em: 22 nov. 2019.

YOUPIX. Fraude no Instagram está em alta novamente!. Disponível em: https://medium.youpix.com.br/fraude-no-instagram-está-em-alta-novamente-fde5d11be0c5. Acesso em: 12 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2023-03-31