INFLUÊNCIA DIGITAL OU REPRESENTATIVIDADE? UMA ANÁLISE FEMINISTA SOBRE O INGRESSO DE MULHERES NA MÍDIA PODCAST

Autores

  • Aline Hack Universidade Federal de Goiás
  • Angelita Pereira de Lima Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v3i1.3207

Palavras-chave:

Feminismo, Podcast, Influência Feminista, Liderança, Representatividade

Resumo

O podcast ganha projeção no Brasil a partir de 2018 e, com isso, percebe-se a adesão mais acentuada de mulheres à mídia e a busca por temas feministas pelas usuárias. Acredita-se que o movimento feminista e a presença de mulheres que assim se nomeiam podem influenciar o ingresso de novas produtoras. Com o objetivo de compreender esse fenômeno, foram empregados métodos mistos, de coleta quantitativa à Análise de Conteúdo Categorial (ACC), para mapear produtoras e programas de podcast que influenciaram o ingresso de mulheres na mídia entre 2015 e 2020. Como principal resultado, percebeu-se que o podcast é importante ferramenta política, e muitas mulheres se tornam podcasters em razão da influência digital de produtoras, mas que sua permanência se dá pela presença de representatividade na mídia.

Biografia do Autor

Aline Hack, Universidade Federal de Goiás

Mestra em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (Goiânia/Brasil). Email: alinehack@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5641-1269

Angelita Pereira de Lima, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (Goiânia/Brasil). Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (Goiânia/Brasil). Reitora da Universidade Federal de Goiás (Goiânia/Brasil). Email: angelita_lima@ufg.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1175-8162

Referências

- RENATA LO PRETE: AS ENTREVISTAS COM OS PRESIDENCIÁVEIS. Apresentado por Vida de Jornalista. [S. l.: s. n.], [s. d.]. Disponível em: https://vidadejornalista.podbean.com/e/17-renata-lo-prete-as-entrevistas-com-os-presidenciaveis/. Acesso em: 19 out. 2022.

ABPOD. PodPesquisa 2019. In: ABPOD. 2020. Disponível em: https://abpod.org/podpesquisa-2019/. Acesso em: 3 abr. 2022.

ABPOD. Podpesquisa 2020-2021 produtores. Brasil: ABPOD, 2021. Pesquisa. Disponível em: https://abpod.org/podpesquisa/. Acesso em: 12 dez. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

BIROLI, Flávia. Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2018.

BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe. Feminismo e política: uma introdução. São Paulo: Boitempo, 2014.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018. v. II.

CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo. A sociedade em rede: do conhecimento à ação política. Lisboa: Imprensa nacional - Casa da Moeda, 2006. (Debates).

DI FELICE, Massimo. Net-Ativismo: Da ação social para o ato conectivo. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2018.

FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019. v. 1

FRASER, Nancy. Rethinking the Public Sphere: A Contribution to the Critique of Actually Existing Democracy. Social Text, [s. l.], n. 25/26, p. 56-80, 1990.

GLENISTER, Gordon. Influencer marketing strategy: how to create successful influencer marketing. London; New York: Kogan Page, 2021.

HACK, Aline. 200 podcasts com mulheres podcasters - Olhares Podcast. [S. l.], 2019. Disponível em: https://olharespodcast.com.br/200-podcasts-com-mulheres-podcasters/. Acesso em: 3 abr. 2022.

HACK, Aline. Olhares Podcast: fenômeno cultural, narrativas e identidades. In: HACK, Aline (org.). Feminismos e podcasts. São Paulo: Blimunda, 2023. p. 201-224.

HACK, Aline; LIMA, Angelita Pereira de. Militância Podcaster Feminista: Um Exercício Etnográfico. Revista Eco-Pós, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 340-360, 2022.

HACK, Aline; PAGLIARO, Heitor. Comunidades políticas virtuais: a democracia na era digital. In: MANTELLI, Gabriel Antonio Silveira; MASCARO, Laura (org.). Direitos Humanos em Múltiplas Miradas. São Paulo: Escola Superior de Advocacia da OAB SP, 2021. p. 81-98.

HINE, Christine. Ethnography for the Internet: embedded, embodied and everyday. London; New York: Bloomsbury Academic, 2015.

HINE, Christine. Virtual ethnography. London; Thousand Oaks: SAGE, 2000.

HINE, Christine; PARREIRAS, Carolina; LINS, Beatriz Accioly. A internet 3E: uma internet incorporada, corporificada e cotidiana. Cadernos de Campo (São Paulo - 1991), [s. l.], v. 29, n. 2, p. e181370, 2020.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

KARHAWI, Issaaf. De Blogueira a Influenciadora: estapas de profissionalização da blogosfera de moda brasileira. Porto Alegre: Editora Sulina, 2020. (Ciber Cultura).

LEAL, Sayonara. Radiodifusão comunitária no Brasil: desafios e perspectivas para as políticas públicas. In: RAMOS, Murilo Cesar; DOS SANTOS, Suzy (org.). Políticas de comunicação: buscas teóricas e práticas. São Paulo: Paulus, 2007. p. 377-406.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ofício de Cartógrafo: Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

MATOS, Marlise; ALVAREZ, Sonia E. As CNPMs e a configuração do campo feminista: sidestreaming e mainstreaming através do “feminismo estatal participativo”. In: Quem são as mulheres das políticas para mulheres no brasil: expressões feministas nas conferências nacionais de políticas para mulheres. 1. ed. Porto Alegre: Zouk, 2018. v. 2, p. 87-134.

MCGREGOR, Hannah. Podcast Studies. [S. l.], 2022. Disponível em: https://oxfordre.com/literature/view/10.1093/acrefore/9780190201098.001.0001/acrefore-9780190201098-e-1338. Acesso em: 2 out. 2022.

MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flavia. Caleidoscópio convexo: mulheres, política e mídia. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2011.

OLHARES PODCAST. [S. l.: s. n.], [s. d.]. áudio Disponível em: https://olharespodcast.com.br. Acesso em: 1 jan. 2022.

PATEMAN, Carole. O contrato sexual. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

SAMPAIO, Rafael Cardoso. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília: Enap, 2021.

SARMENTO, Rayza. Das Sufragistas às Ativistas 2.0: feminismo, mídia e política no Brasil (1921 a 2016). 2017. 220 f. Tese de Doutorado. PPGCP/DCP - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. Disponível em: http://www.ppgcp.fafich.ufmg.br/defesas/313D.PDF.

SARMENTO, Rayza. Mídia, gênero e política: Um balançdo das pesquisas nacionais. In: MIGUEL, Luis Felipe; BALLESTRIN, Luciana (org.). Teoria e Política Feminista: contribuições ao debate sobre gênero no Brasil. 1. ed. Porto Alegre: Zouk, 2020. p. 179-198.

SOUNDS PROFITABLE; EDISON RESEARCH. The Creators. [S. l.], 2022. Disponível em: https://español.soundsprofitable.com/article/the-creators-us-2022. Acesso em: 14 set. 2022.

VERGÈS, Françoise. Um Feminismo Decolonial. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

VOXNEST. Relatório Voxnest Brasil 2019: The State of the Podcast Universe. [S. l.: s. n.], 2019. Disponível em: https://www.comunique-se.com.br/wp-content/uploads/2020/01/BR_The_State_of_the_Podcast_Universe_2019.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2023-03-31