HUMANOS VIRTUAIS INFLUENCIADORES: GÊNESE, CARACTERÍSTICAS E CONTRAPONTOS AOS INFLUENCIADORES DIGITAIS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.25112/bcij.v3i1.3195Palavras-chave:
Humanos virtuais, Influenciadores virtuais, Ciberpublicidade, Redes sociaisResumo
Considerando os humanos virtuais como fenômeno comunicacional espaço-temporalmente localizado, com forte potencial de aplicação publicitária, este artigo tem como objetivo destacar as principais características dos influenciadores virtuais, gerados por computador, revestidos de narrativa e discurso e performers de interações nas redes sociais digitais. Também se apresentam as principais distinções entre esses influenciadores virtuais e os influenciadores humanos orgânicos, sendo apresentada uma proposta de percurso de consolidação dessa ferramenta, tendo em vista sua origem com as tradicionais mascotes de marca. Entende-se que essa evolução é resultado de uma trama sociotécnica, na qual se interligam tanto o avanço tecnológico das ferramentas de animação quanto o aperfeiçoamento de estratégias discursivas que possibilitam uma interação parassocial nos ciberterritórios das redes sociais.
Referências
ANDERSSON, Victor; SOBEK, Tim. Virtual Avatars, Virtual Influencers & Authenticity: A Qualitative Study From A Consumer Perspective. 2020. 48 f. Tese (Mestrado em Marketing e Consumo), University of Gothenburg, Gothenburg (Suécia), 2020. Disponível em: https://gupea.ub.gu.se/bitstream/handle/2077/64928/gupea_2077_64928_1.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 jul. 2022.
ATEM, Guilherme Nery; OLIVEIRA, Thaiane Moreira de; AZEVEDO, Sandro Tôrres de. Apresentação: A Ciberpublicidade como novo modelo do fazer publicitário. In: ATEM, Guilherme Nery; OLIVEIRA, Thaiane Moreira de; AZEVEDO, Sandro Tôrres de (Orgs.). Ciberpublicidade: Discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática. Rio de Janeiro: E-Papers, 2014.
BAKLANOV, Nick. The Top Virtual Instagram Influencers in 2021. Hype - Journal, 07 dez. 2021. Disponível em: https://hypeauditor.com/blog/the-top-instagram-virtual-influencers-in-2021/. Acesso em: 26 maio 2022.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BURDEN, David; SAVIN-BADEN, Maggi. Virtual Humans: Today and Tomorrow. Boca Raton, Florida (EUA): CRC Press, 2019.
DAHAN, Eric. Can Virtual Influencers Have Real Influence? Virtual Humans, 29 jul. 2020. Disponível em: https://www.virtualhumans.org/article/can-virtual-influencers-have-real-influence. Acesso em: 13 set. 2022.
HARVEY, David. Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. 17. ed. São Paulo: Loyola, 2008.
HELLÍN, Pedro. Prefácio. In: PEREZ, Clotilde. Mascotes: semiótica da vida imaginária. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
HERSKOVITZ, Stephen; CRYSTAL, Malcolm. The essential brand persona: storytelling and branding. Journal of Business Strategy, [S. l.], v. 31, n. 3, 2010, p. 21-28. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/02756661011036673/full/html. Acesso em: 13 set. 2022.
JACOBSEN, Daniel Rossmann; PIROLA, Maria Nazareth Bis. Comunicação e sentidos dos humanos virtuais: reflexões sociossemióticas. In: SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO E TERRITORIALIDADES, 7., 2021, virtual. Anais [...], v. 1, n. 7. Vitória: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/poscom/article/view/37811. Acesso em: 06 set. 2022.
KARHAWI, Issaaf. De Blogueira a Influenciadora: etapas de profissionalização da blogosfera de moda brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2021. [Livro eletrônico].
KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Revista Communicare, São Paulo, v. 17, ed. especial, 2017, p. 46-61. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2017/09/Artigo-1-Communicare-17-Edi%C3%A7%C3%A3o-Especial.pdf. Acesso em: 13 set. 2022.
LAFLOUFA, Jacqueline. Influenciadores digitais: uma jornada. [S. l.]: Publicação independente, 2020. [Livro eletrônico].
LÉVY, Pierre. Becoming virtual: reality in the Digital Age. Tradução para o inglês: Robert Bononno. New York (EUA): Plenum Trade, 1998.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
LORENZANA, Pablo. Why Are Virtual Influencers So Popular in Brazil? Brazil’s Impact, Explained / Por que os influenciadores virtuais são tão populares no Brasil? Virtual Humans, 30 ago. 2021. Disponível em: https://www.virtualhumans.org/article/why-are-virtual-influencers-so-popular-in-brazil. Acesso em: 26 maio 2022.
LU from Magalu. São Paulo: Ogilvy, 2022. (2 min.), son., color. Disponível em: https://www.ogilvy.com/work/lu-magalu. Acesso em: 09 jul. 2022.
MAGNENAT-THALMANN, Nadia; THALMANN, Daniel (Orgs). Handbook of Virtual Humans. Hoboken, New Jersey (EUA): Wiley, 2007.
OLIVEIRA, Antonio Batista da Silva; CHIMENTI, Paula. “Humanized Robots”: A Proposition of Categories to Understand Virtual Influencers. Australasian Journal of Information Systems, Sydney (Austrália), v. 25, 2021, p. 01-27. Disponível em: https://journal.acs.org.au/index.php/ajis/article/view/3223/1087. Acesso em: 22 jul. 2022.
PADUAN, Roberta; TORNICH, Gabriela; VENDRAMI, André. Lu, do Magalu, ganha Leão de Ouro no Festival de Cannes 2022. Release. São Paulo, 23 de junho de 2022. Disponível em: https://ri.magazineluiza.com.br/Download.aspx?Arquivo=rm0t4rvJiJjSSMTC0Z2TMA==. Acesso em: 06 set. 2022.
PEREZ, Clotilde. Mascotes: semiótica da vida imaginária. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
RASMUSSEN, Makena. What’s the Difference Between Virtual Influencers, VTubers, Artificial Intelligence, Avatars, and More? Virtual Humans, 27 set. 2021. Disponível em: https://www.virtualhumans.org/article/whats-the-difference-between-virtual-influencers-vtubers-artificial-intelligence-avatars. Acesso em: 09 jul. 2022.
RÜDIGER, Francisco. As Teorias da Cibercultura: Perspectivas, questões e autores. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.
SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. Tradução de Elisabeth Leone. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
TERRA, Carolina Frazon. Marcas influenciadoras digitais: como transformar organizações em produtoras de conteúdo digital. São Caetano do Sul: Difusão, 2021. [Livro eletrônico].
TREVISAN, Nanci Maziero et al. Publicidade on-line. Porto Alegre: SAGAH, 2020.
VIRTUAL HUMANS. Definition. 2022. Disponível em: https://www.virtualhumans.org/term/virtual-influencer. Acesso em: 09 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniel Rossmann Jacobsen, Flávia Mayer dos Santos Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.