HUMANOS VIRTUAIS INFLUENCIADORES: GÊNESE, CARACTERÍSTICAS E CONTRAPONTOS AOS INFLUENCIADORES DIGITAIS HUMANOS

Autores

  • Daniel Rossmann Jacobsen Universidade Federal do Espírito Santo
  • Flávia Mayer dos Santos Souza Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v3i1.3195

Palavras-chave:

Humanos virtuais, Influenciadores virtuais, Ciberpublicidade, Redes sociais

Resumo

Considerando os humanos virtuais como fenômeno comunicacional espaço-temporalmente localizado, com forte potencial de aplicação publicitária, este artigo tem como objetivo destacar as principais características dos influenciadores virtuais, gerados por computador, revestidos de narrativa e discurso e performers de interações nas redes sociais digitais. Também se apresentam as principais distinções entre esses influenciadores virtuais e os influenciadores humanos orgânicos, sendo apresentada uma proposta de percurso de consolidação dessa ferramenta, tendo em vista sua origem com as tradicionais mascotes de marca. Entende-se que essa evolução é resultado de uma trama sociotécnica, na qual se interligam tanto o avanço tecnológico das ferramentas de animação quanto o aperfeiçoamento de estratégias discursivas que possibilitam uma interação parassocial nos ciberterritórios das redes sociais.

Biografia do Autor

Daniel Rossmann Jacobsen, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Comunicação e Territorialidades na Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória/Brasil). E-mail: danieljacobsen.ufes@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6747-0734

Flávia Mayer dos Santos Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória/Brasil). Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades e no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória/Brasil). E-mail: flavia.mayer@uol.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3724-8109

Referências

ANDERSSON, Victor; SOBEK, Tim. Virtual Avatars, Virtual Influencers & Authenticity: A Qualitative Study From A Consumer Perspective. 2020. 48 f. Tese (Mestrado em Marketing e Consumo), University of Gothenburg, Gothenburg (Suécia), 2020. Disponível em: https://gupea.ub.gu.se/bitstream/handle/2077/64928/gupea_2077_64928_1.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 jul. 2022.

ATEM, Guilherme Nery; OLIVEIRA, Thaiane Moreira de; AZEVEDO, Sandro Tôrres de. Apresentação: A Ciberpublicidade como novo modelo do fazer publicitário. In: ATEM, Guilherme Nery; OLIVEIRA, Thaiane Moreira de; AZEVEDO, Sandro Tôrres de (Orgs.). Ciberpublicidade: Discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática. Rio de Janeiro: E-Papers, 2014.

BAKLANOV, Nick. The Top Virtual Instagram Influencers in 2021. Hype - Journal, 07 dez. 2021. Disponível em: https://hypeauditor.com/blog/the-top-instagram-virtual-influencers-in-2021/. Acesso em: 26 maio 2022.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BURDEN, David; SAVIN-BADEN, Maggi. Virtual Humans: Today and Tomorrow. Boca Raton, Florida (EUA): CRC Press, 2019.

DAHAN, Eric. Can Virtual Influencers Have Real Influence? Virtual Humans, 29 jul. 2020. Disponível em: https://www.virtualhumans.org/article/can-virtual-influencers-have-real-influence. Acesso em: 13 set. 2022.

HARVEY, David. Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. 17. ed. São Paulo: Loyola, 2008.

HELLÍN, Pedro. Prefácio. In: PEREZ, Clotilde. Mascotes: semiótica da vida imaginária. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

HERSKOVITZ, Stephen; CRYSTAL, Malcolm. The essential brand persona: storytelling and branding. Journal of Business Strategy, [S. l.], v. 31, n. 3, 2010, p. 21-28. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/02756661011036673/full/html. Acesso em: 13 set. 2022.

JACOBSEN, Daniel Rossmann; PIROLA, Maria Nazareth Bis. Comunicação e sentidos dos humanos virtuais: reflexões sociossemióticas. In: SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO E TERRITORIALIDADES, 7., 2021, virtual. Anais [...], v. 1, n. 7. Vitória: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/poscom/article/view/37811. Acesso em: 06 set. 2022.

KARHAWI, Issaaf. De Blogueira a Influenciadora: etapas de profissionalização da blogosfera de moda brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2021. [Livro eletrônico].

KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Revista Communicare, São Paulo, v. 17, ed. especial, 2017, p. 46-61. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2017/09/Artigo-1-Communicare-17-Edi%C3%A7%C3%A3o-Especial.pdf. Acesso em: 13 set. 2022.

LAFLOUFA, Jacqueline. Influenciadores digitais: uma jornada. [S. l.]: Publicação independente, 2020. [Livro eletrônico].

LÉVY, Pierre. Becoming virtual: reality in the Digital Age. Tradução para o inglês: Robert Bononno. New York (EUA): Plenum Trade, 1998.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

LORENZANA, Pablo. Why Are Virtual Influencers So Popular in Brazil? Brazil’s Impact, Explained / Por que os influenciadores virtuais são tão populares no Brasil? Virtual Humans, 30 ago. 2021. Disponível em: https://www.virtualhumans.org/article/why-are-virtual-influencers-so-popular-in-brazil. Acesso em: 26 maio 2022.

LU from Magalu. São Paulo: Ogilvy, 2022. (2 min.), son., color. Disponível em: https://www.ogilvy.com/work/lu-magalu. Acesso em: 09 jul. 2022.

MAGNENAT-THALMANN, Nadia; THALMANN, Daniel (Orgs). Handbook of Virtual Humans. Hoboken, New Jersey (EUA): Wiley, 2007.

OLIVEIRA, Antonio Batista da Silva; CHIMENTI, Paula. “Humanized Robots”: A Proposition of Categories to Understand Virtual Influencers. Australasian Journal of Information Systems, Sydney (Austrália), v. 25, 2021, p. 01-27. Disponível em: https://journal.acs.org.au/index.php/ajis/article/view/3223/1087. Acesso em: 22 jul. 2022.

PADUAN, Roberta; TORNICH, Gabriela; VENDRAMI, André. Lu, do Magalu, ganha Leão de Ouro no Festival de Cannes 2022. Release. São Paulo, 23 de junho de 2022. Disponível em: https://ri.magazineluiza.com.br/Download.aspx?Arquivo=rm0t4rvJiJjSSMTC0Z2TMA==. Acesso em: 06 set. 2022.

PEREZ, Clotilde. Mascotes: semiótica da vida imaginária. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

RASMUSSEN, Makena. What’s the Difference Between Virtual Influencers, VTubers, Artificial Intelligence, Avatars, and More? Virtual Humans, 27 set. 2021. Disponível em: https://www.virtualhumans.org/article/whats-the-difference-between-virtual-influencers-vtubers-artificial-intelligence-avatars. Acesso em: 09 jul. 2022.

RÜDIGER, Francisco. As Teorias da Cibercultura: Perspectivas, questões e autores. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.

SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. Tradução de Elisabeth Leone. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

TERRA, Carolina Frazon. Marcas influenciadoras digitais: como transformar organizações em produtoras de conteúdo digital. São Caetano do Sul: Difusão, 2021. [Livro eletrônico].

TREVISAN, Nanci Maziero et al. Publicidade on-line. Porto Alegre: SAGAH, 2020.

VIRTUAL HUMANS. Definition. 2022. Disponível em: https://www.virtualhumans.org/term/virtual-influencer. Acesso em: 09 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2023-03-31