OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO TRABALHO DOCENTE POR PROFESSORAS E PROFESSORES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2591Palavras-chave:
Trabalho docente, Pandemia, Sentidos do trabalhoResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir os sentidos atribuídos ao trabalho docente por professoras e professores no contexto da pandemia da covid-19. A pandemia em curso ampliou os desafios humanos na busca por formas de superação do vírus, em uma corrida da ciência por medicamentos e vacinas. Tal situação trouxe desdobramentos e consequências a milhões de pessoas de todo o mundo e o desafio de ressignificação das relações humanas. A educação como parte da totalidade social não está alheia a essas determinações históricas, seus profissionais seguem realizando o trabalho em condições ainda mais intensificadas, precarizadas, com pouco reconhecimento financeiro e simbólico. Para o desenvolvimento da pesquisa, fizemos um estudo exploratório, aplicamos um questionário com questões fechadas e abertas para professoras e professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), que trabalham em diferentes níveis e funções, totalizando 94 respostas. Apresentaremos a análise e síntese a partir de três eixos: 1) o sentido do trabalho docente como oferta de serviço; 2) os sentidos da formação docente na pandemia; 3) os sentidos de resistência e desistência no trabalho docente no contexto pandêmico. Nesse movimento dialético e contraditório evidenciamos que as demandas da pandemia têm influenciado e constituído de forma significativa sentidos para o trabalho docente, que carecem de serem analisados a partir de uma concretude social atípica e histórica.
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