A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA ERA DO IMPREVISTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO REMOTO PARTILHADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2561Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Ensino Remoto, Formação Inicial, Educação na pandemiaResumo
A crise sanitária ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, iniciada em 2020, provocou fortes efeitos na Educação. Um dos mecanismos de enfrentamento foi a oferta de aulas virtuais. Nesse sentido, a pesquisa investiga as ramificações da crise atual em universitários, cursistas das mais variadas licenciaturas, tendo como fundamento a Teoria das Representações Sociais. Diante do contexto pandêmico, o artigo objetiva identificar as representações sociais que se articulam entre os(as) estudantes de cursos de licenciaturas de universidades públicas e privadas acerca das tecnologias digitais e do ensino remoto emergencial em sua formação inicial. Com a finalidade de nos aproximarmos dos sentidos gerais que compartilham os(as) estudantes, aplicamos um questionário on-line de evocação hierarquizada junto a 100 licenciandos(as) do estado de Pernambuco. Os termos indutores da associação livre foram “tecnologias digitais na educação” e “ensino remoto”. Os resultados mostram que a forma como vem sendo conduzido o ensino remoto o consagra como mais um instrumento de manutenção das desigualdades sociais em nosso país. Percebe-se que o momento de intenso uso de tecnologias com objetivos pedagógicos parece desvelar uma possível desarticulação entre a formação inicial de professores(as) e esses recursos tecnológicos.
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