A PRÁXIS NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ELEMENTO SIMBÓLICO NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.788Resumo
Nas notas deste artigo refletiremos sobre o conceito de práxis e sua relação com o contexto escolar. A escolha da temática se deu a partir da necessidade de aprofundar o sentido e o entendimento filosófico do termo, mas, acima de tudo, pela importância de se observar os seus desdobramentos na realidade educacional, a fim de que estes possam colaborar para uma ação futura nos diferentes espaços pedagógicos. Buscaremos também, relacionar a práxis como o processo e a dinâmica pedagógica que se traduz pela compreensão crítica da realidade, estabelecendo correlações de causa e efeito, formulação de juízos com vistas ao desenvolvimento integral do aluno, como caminho para o alcance de uma verdadeira cidadania. Apontaremos dentre outros os aspectos relevantes, não só o desenvolvimento da teoria na prática, mas também para a construção do conhecimento a cerca desta temática como um elemento importante para a atuação dos profissionais na área da educação.
Palavras-chave: Práxis. Educação. Transformação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.