THE AFRO-AMERICAN WOMAN PORTRAIT IN ZORA NEALE HURSTON’S THEIR EYES WERE WATCHING GOD

Autores

  • Marilene Bauer dos Santos Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.776

Resumo

Neste artigo, fazemos uma análise do papel da protagonista Janie Crawford na obra Their Eyes Were Watching God (1937), da escritora, antropóloga e folclorista afro-americana Zora Neale Hurston. A autora, por meio da voz ficcional da mulher negra e do discurso vernacular da sua raça, inserida na primeira comunidade negra – Eatonville – nos Estados Unidos, apresenta, nessa obra, a imagem de uma mulher afro-americana do início do século XX, que, mesmo carregando o estigma dos seus ancestrais, foge do comportamento-padrão do seu grupo étnico, demostrando sua consciência individual que a identifica como um ser inserido no universo.

Palavras-chave: Mulher. Gênero. Raça.

Downloads

Publicado

2014-01-01

Como Citar

Santos, M. B. dos. (2014). THE AFRO-AMERICAN WOMAN PORTRAIT IN ZORA NEALE HURSTON’S THEIR EYES WERE WATCHING GOD. Revista Prâksis, 1, 67–82. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.776