PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS: QUESTÕES QUE EMERGEM DE EXPERIÊNCIAS DE EDUCADORES

Autores

  • Dinora Tereza Zucchetti Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.770

Resumo

O artigo problematiza dados parciais da pesquisa ‘práticas de educação não escolar de sujeitos que atuam em projetos socioeducativos (CNPq)’. Parte de uma descrição do que vem sendo compreendido como práticas socioeducativas, bem como produz uma breve revisão de estudos que traçam o perfil do educador. Na sequência, considerando-se as experiências dos educadores sujeitos da investigação, apresentam-se questões relativas ao grupo, buscando certa caracterização e categorização quanto aos socioeducativos onde atuam. Dos apontamentos finais, é possível destacar que práticas de educação não escolar ainda se produzem por dissensos, desde onde é possível identificar pontos de convergência e divergência entre as ações educativas e os projetos pedagógicos dos socioeducativos. Por fim, pergunta-se sobre um tipo particular de educação que parece emergir dessas experiências.

Palavras-chave: Práticas socioeducativas. Educadores. Campo social.

Downloads

Como Citar

Zucchetti, D. T. (2016). PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS: QUESTÕES QUE EMERGEM DE EXPERIÊNCIAS DE EDUCADORES. Revista Prâksis, 1, 9–16. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.770