PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER

Autores

  • André Luis Mitidieri Universidade Feevale
  • Deisi Daiane Gehrke Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.710

Resumo

O principal desafio dos governos, estabelecimentos de ensino e docentes, no meio escolar, é o de levar o aluno ao aprendizado da leitura, escrita e cálculo. O que deveria ser básico no processo ensinoaprendizagem se tornou um desafio aparentemente complexo para os educadores do século XXI: assegurar ao educando a aprendizagem escolar e o gosto pela leitura. Atualmente, está claro que a leitura é muitas vezes imposta aos alunos, não existindo um incentivo real para despertar o gosto do educando em ler. Assim feita, a leitura torna-se maçante e desinteressante, de modo que os alunos criam verdadeira aversão a essa prática. Geralmente, também não existe o cuidado em adequar a leitura à faixa etária do aluno e à classe social, ou em buscar meios para tornar a prática atraente a eles. São muitos fatores que precisam ser vistos e repensados nesse sentido. Assim, a transformação das linguagens do texto narrativo ”Pai Contra Mãe”, escrito por Machado de Assis ao texto dramático, e as pesquisas histórico-sociais que visem a compor o cenário e o figurino de uma peça teatral, objetivando sua encenação, podem consistir formas criativas de tornar a leitura uma prática prazerosa para os alunos.

Palavras-chave: Conto brasileiro. Leitura. Linguagem teatral. Machado de Assis.

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Como Citar

Mitidieri, A. L., & Gehrke, D. D. (2016). PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER. Revista Prâksis, 1, 37–48. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.710