IDENTIDADES, ADOLESCENTES E A ARTE – APROXIMAÇÕES TEMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.707Resumo
Busco, através deste artigo, discutir as questões relativas à arte e as identidades construídas, reconstruídas e formadas pelos sujeitos nas inter-relações objetivas e subjetivas que ocorrem ao longo da vida. A individualidade de alguém não é um dado fixo nem tampouco é resultado de uma programação genética, ainda que esta contribua para a formação do indivíduo. É um processo de desdobramentos formalizados através de contínuas transformações e reestruturações, no qual se evidencia um constante devir humano. Na arte, as formas expressivas são sempre traduções de processos individualíssimos, denotando diferentes formas de estilo, linguagem, uma condensação de experiências e formas poéticas. A adolescência é uma fase com modificações corporais e emocionais que geram, para o jovem, dificuldades no seu envolvimento consigo próprio e com os outros, ocasionando questionamentos identitários. A estética da adolescência atravessa todas as idades e continentes, formatando um imaginário global que pode ser explicitado através da linguagem artística.
Palavras-chave: Adolescência. Arte. Identidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.