O TRABALHO E A EDUCAÇÃO: AS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DO JOVEM

Autores

  • Ana Carina Tavares Universidade Feevale
  • Patrícia Wolffenbüttel Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.566

Resumo

Neste artigo, pretende-se discutir questões referentes aos processos de formação do jovem promovendo, uma reflexão sobre sua condição de estudante e trabalhador, compreendendo as possíveis influências desses processos para a formação de sua identidade. Diante de uma sociedade injustamente estruturada e organizada, muitos jovens experimentam prematuramente a sua inclusão no mundo do trabalho. Frente a esse problema, muitos acabam vivenciando seus anos escolares juntamente com a inserção no mundo do trabalho. Desse modo, o jovem muitas vezes não encontra orientação adequada, pois a escola não o vê como sujeito trabalhador e o trabalho não o vê como estudante. Talvez por falta de integração entre esses dois campos, muitos jovens acabam desistindo da educação, ingressando no mundo do trabalho sem a preparação e a formação necessárias, antecipando seu ingresso na vida adulta e influenciando seu processo de formação como sujeito, refletindo diretamente em sua visão e em suas perspectivas de futuro.

Palavras-chave: jovem, educação, trabalho, identidade.

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Como Citar

Tavares, A. C., & Wolffenbüttel, P. (2016). O TRABALHO E A EDUCAÇÃO: AS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DO JOVEM. Revista Prâksis, 1, 41–46. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.566