MEMÓRIAS DA COMUNIDADE, HISTÓRIAS DA CIDADE: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.396Resumo
A escola é um espaço em que o adolescente (re)constitui constantemente sua identidade, estabelecendo – ou não – laços afetivos e de pertencimento a certos grupos sociais, ao meio em que vive e onde estuda. Sentir-se parte da história do local em que reside e da escola que frequenta é fundamental para que o discente se torne agente da realidade que presencia e se sinta sensibilizado a observá-la e a pensá-la de maneira mais crítica. Sob essa perspectiva, foi desenvolvido o projeto “Memórias da comunidade, histórias da cidade”, que visava a ressignificar o espaço (e o aprendizado) escolar a partir do estudo das localidades de origem dos alunos e da produção de novas fontes históricas, sobretudo de fotografias que representassem a paisagem natural sob a ótica particular e a subjetividade de cada discente. As atividades foram desenvolvidas de maneira interdisciplinar, com 31 alunos de 8ª série (9º ano) da Escola Municipal São José, de São Sebastião do Caí, ao longo do ano letivo de 2013. A experiência de pesquisa estimulou a reflexão a respeito das memórias existentes nos bairros e de suas relações com o ambiente escolar, possibilitando a reconstrução da memória coletiva da comunidade e a produção de novos conhecimentos.
Palavras-chave: Educação. Memória. Comunidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.