CONSUMO DE MÚSICA NO SPOTIFY: ASPECTOS SOBRE O USO DA PLATAFORMA DE STREAMING NO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3576Resumo
Diante da popularidade do Spotify no mercado fonográfico, este estudo busca oferecer uma contribuição teórica-conceitual sobre as dinâmicas de consumo na plataforma de streaming. A partir de entrevistas realizadas com 20 usuários, o artigo traz uma análise sobre o consumo de música em quatro eixos: preferência por plataformas de streaming, sistema de recomendação, relações das playlists com o humor e compartilhamento de conteúdo. Os tópicos foram organizados a partir da interpretação dos resultados obtidos na pesquisa Qualitativa. O Spotify apareceu como favorito para a maioria dos entrevistados, que destacaram pontos como facilidade de uso da interface, os algoritmos de recomendação e a personalização das playlists. Somado a isso, o Spotify também se mostrou o primeiro serviço de streaming de música que os respondentes tiveram contato nesse segmento. Além disso, a ligação do consumo de música com o humor dos indivíduos também é investigada por esta pesquisa, que propõe discutir como as playlists podem afetar as práticas culturais dos usuários a partir dos sentimentos ou emoções vivenciadas por eles.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Letícia Prior Breda, Vanessa Valiati
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.