APORTES PRELIMINARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Autores

  • Fernando Frederico Bernardes UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Mafalda Nesi Francischett Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1i0.2414

Resumo

O presente artigo reflete sobre a prática da Geografia Escolar contemporânea, inspirada por dois paradigmas principais: o Ensino de Geografia e a Educação Geográfica. Inicialmente, após a introdução, apontamos reflexões sobre o conteúdo semântico e científico referente aos termos “ensino” e “educação”, “Ensino de Geografia” e “Educação Geográfica”. Posto isto, a partir das análises e constatações teóricas, almejamos, também, reconhecer na ação empírica a relação entre os os principais objetos da pesquisa. Tais verificações se tornam fundamentais para a construção, concepção, distinção (encontros e desencontros) desses termos geográficos, bem como para repensar e até mesmo reconsiderar o sentido da Geografia em meio escolar. Ao concluir o presente trabalho, foi possível demonstrar e fundamentar que, na Geografia Escolar contemporânea, temos como paradigmas principais o Ensino de Geografia e a Educação Geográfica. E a amostra de caso se demonstrou mais próxima da vertente Educação Geográfica, utilizando frequentemente os seguintes termos: “crítico”, “mediação”, “processo”, “cidadania” e “subjetividade”. Os aportes preliminares foram lançados, e cabe ao leitor/professor fazer mover a sua dinâmica pedagógica com clareza e consciência (ação planejada), elegendo a inspiração didático-pedagógica que mais acredita/se identifica.
Palavras-chave: Educação Geográfica. Ensino de Geografia. Geografia Escolar.

ABSTRACT
This article reflects on the practice of contemporary School Geography, inspired by two main paradigms: Geography Teaching and Geographic Education. Initially, after the introduction, we point to reflections on the semantic and scientific content referring to the terms "teaching" and "education", "Geography Teaching" and "Geographic Education". Having said that, from the analysis and theoretical findings, we also aim to recognize in the empirical action the relationship between the main research objects. Such verifications become fundamental for the construction, conception, distinction (encounters and mismatches) of these geographical terms, as well as for rethinking and even reconsidering the meaning of geography in schools. At the end of this work, it was possible to demonstrate and substantiate, that in contemporary School Geography, we have as main paradigms the Teaching of Geography and Geographic Education. And the case sample proved to be closer to the Geographic Education aspect, frequently using the following terms: “critical”, “mediation”, “process”, “citizenship” and “subjectivity”. The preliminary contributions were launched and, it is up to the reader / teacher, to make their pedagogical dynamics move with clarity and awareness (planned action), choosing the didactic-pedagogical inspiration with which he / she most believes / identifies.
Keywords: Geographic Education. Geography Teaching. School Geography.

Biografia do Autor

Fernando Frederico Bernardes, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Dr. em Ensino de Geografia pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL). Professor Adjunto Colaborador da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Francisco Beltrão/Brasil). E-mail: ffbgeo@gmail.com

Mafalda Nesi Francischett, Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Brasil). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (Francisco Beltrão/Brasil). E-mail: mafalda@wln.com.br

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Publicado

2021-01-11

Como Citar

Bernardes, F. F., & Francischett, M. N. (2021). APORTES PRELIMINARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA. Revista Prâksis, 1, 169–186. https://doi.org/10.25112/rpr.v1i0.2414

Edição

Seção

Artigos Livres