O ADOLESCENTE E SUA PERSPECTIVA DE FUTURO EM UMA UNIDADE DE ACOLHIMENTO DE PROTEÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2333Palavras-chave:
Adolescente, Acolhimento, FuturoResumo
O estudo tem sua origem numa Unidade de Acolhimento Institucional para Adolescentes, de um município da região do Vale do Rio dos Sinos/RS, do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). A investigação foi guiada pela interrogação no âmbito de uma unidade de acolhimento proporcionar espaço para adolescentes abrigados para construções em torno de perspectivas de futuro, no sentido de abrir possibilidades para a produção do vir a ser, sendo esta uma questão crucial para o desenvolvimento e a preparação de saída dos adolescentes da instituição para dar curso para as suas vidas. O referencial teórico foi a teoria de Winnicott (1975), que diz que o ato de imaginar está ligado ao de brincar e esse começa nas fases iniciais do desenvolvimento humano. Utilizou-se como método o trabalho de grupo com atividades lúdicas, trabalhando a imaginação e o protagonismo dos adolescentes frente a escolhas futuras. Houve a imersão no campo, com a criação de um grupo com os adolescentes da instituição que se reuniam em encontros semanais. O material para as discussões de resultados foram trabalhos produzidos pelos jovens e os recortes de falas que emergiram durante as dinâmicas. Concluímos que é importante para os jovens em uma instituição de acolhimento a promoção de espaços que possibilitam uma escuta acolhedora, a fim de contribuir para o processo de estruturação e desenvolvimento dos adolescentes em diferentes aspectos físicos, emocionais/psíquicos, cognitivos e auxiliar o jovem quanto às perspectivas de futuro.
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