A TERRÍVEL SIMETRIA: LITERATURA E PSICANÁLISE NO PERSONAGEM RORSCHACH, DO ROMANCE GRÁFICO WATCHMEN, DE ALAN MOORE E DAVE GIBBONS

Autores

  • Jeferson de Moraes Jacques Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Andressa Mueller Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.775

Resumo

Histórias em quadrinhos são um popular meio de entretenimento. Do início do século XX, ocasião do aumento de sua popularidade e circulação, até meados dos anos 70, eram consideradas como produto puramente mercadológico. Porém, autores interessados em atrair a atenção dos leitores literários começaram a publicar narrativas gráficas que possuem características que as aproximam mais de obras literárias do que do formato convencional de quadrinhos: os chamados romances gráficos. No processo criativo dessas obras, compostas de forma mais madura e detalhada, os autores fazem uso de outras ciências para a construção da narrativa e dos personagens. O objetivo geral do presente trabalho é estudar a construção do personagem Rorschach, da obra Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons, na perspectiva da teoria da literatura e da psicanálise, ciência da qual os autores utilizaram pressupostos para criar o personagem. O objetivo específico é, por meio do estudo de um personagem de narrativa gráfica dentro da teoria da literatura e da psicanálise, ampliar o âmbito dos estudos literários para os romances gráficos.

Palavras-chave: Rorschach. Literatura. Psicanálise.

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Publicado

2014-01-01

Como Citar

Jacques, J. de M., & Mueller, A. (2014). A TERRÍVEL SIMETRIA: LITERATURA E PSICANÁLISE NO PERSONAGEM RORSCHACH, DO ROMANCE GRÁFICO WATCHMEN, DE ALAN MOORE E DAVE GIBBONS. Revista Prâksis, 1, 55–66. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.775