SOCIABILIDADE PRESENTE NA EAD: A ESCRITA COLETIVA E COLABORATIVA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Paulo Roberto Pasqualotti Universidade Feevale
  • Marja Leão Braccini Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.756

Resumen

Este artigo apresenta um relato de experiência de um Curso de Formação Docente para Educação a Distância – EaD, em que as discussões e as construções ocorreram a partir da escrita coletiva e colaborativa suportada pelas tecnologias. O principal objetivo deste trabalho é apresentar os aspectos sociais que envolveram as interações ocorridas na virtualidade do curso e, dessa forma, contribuir para uma reflexão sobre as possibilidades e oportunidades de sociabilidade que são viabilizadas a partir desse espaço não presencial, denominado de Ciberespaço, e a rede de conexões que envolveu os participantes do curso no desempenho de seus papéis, criando as condições para o desenvolvimento de uma Cibercultura em torno dessa comunidade virtual de aprendizagem.

Palavras-chave: Escrita coletiva. Diálogo. Comunidades de aprendizagem virtual. Educação a distância.

Publicado

2013-08-01

Cómo citar

Pasqualotti, P. R., & Braccini, M. L. (2013). SOCIABILIDADE PRESENTE NA EAD: A ESCRITA COLETIVA E COLABORATIVA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Prâksis, 2, 15–24. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.756