EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: DA ALUSÃO À ILUSÃO DESSE CONCEITO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.686Resumen
Existe, em nosso país, um conceito demagogicamente difundido e pouco discutido, chamado cidadania. “Somos todos cidadãos” - essa afirmação faz parte do cotidiano popular, sobretudo, em período de pleito, quando os “cidadãos” brasileiros são convocados a exercer a sua cidadania, indo às urnas, para eleger os seus futuros governantes. Haja vista tanta mobilização para que o exercício da cidadania se efetive, gostaríamos de discutir, neste artigo, a origem e o papel fundamental da educação para a “construção de uma cidadania”. Essa discussão estará norteada por três eixos e versará sobre cidadania, a problematização da educação e o papel da Psicopedagogia para uma educação transformadora.
Palavras-chave: Cidadania. Participação Social. Educação.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.