LIDERANÇA ESCOLAR: UM DESAFIO DA GESTÃO

Autores/as

  • Adriana Maria Spaniol Universidade Feevale
  • Dalila Inês Maldaner Backes Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.685

Resumen

O presente artigo tem como enfoque central a atuação do gestor líder e o exercício da liderança em duas escolas da rede estadual de ensino do Município de Canela / RS. Nesse sentido, procuramos analisar o exercício da liderança nas instituições pesquisadas a partir da atuação dos gestores líderes e seus impactos na comunidade escolar, segundo pressupostos de uma gestão democrática participativa. Para tanto, organizamos uma pesquisa qualitativa, na qual a coleta de informações acerca do contexto pesquisado contou com os seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas com as gestoras das escolas; aplicação de questionários com professores, supervisores e diretores; observação da realidade e análise documental. Para a compreensão dos dados coletados e a busca de respostas acerca do problema ora investigado, optamos por duas categorias de análise que emergiram das falas das diretoras pesquisadas: estilos de gestão e liderança. O presente estudo propiciou importantes reflexões acerca do papel do gestor líder na atualidade, conhecimentos, habilidades e competências necessárias à sua atuação, assim como o estudo e a compreensão dos estilos de liderança e gestão adotados nas unidades pesquisadas.

Palavras-chave: Gestão. Liderança. Gestor Líder. Participação.

Cómo citar

Spaniol, A. M., & Backes, D. I. M. (2016). LIDERANÇA ESCOLAR: UM DESAFIO DA GESTÃO. Revista Prâksis, 1, 45–54. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.685